Divida o percurso em partes para não quebrar na prova
É comum imprimir um ritmo forte logo após a largada, seguir até o limite do corpo e acabar quebrando no meio do percurso. Só a experiência com os quilômetros rodados farão com que o corredor tenha real consciência do seu desempenho e o fará acertar com mais exatidão o ritmo de prova. "Por isso é muito importante montar uma estratégia, estabelecendo quando controlar a velocidade e o momento certo de acelerar", pondera Emerson Bisan, diretor-técnico da assessoria esportiva Nova Equipe, de São Paulo (SP).
Para nortear melhor o ritmo a ser sustentado e não se deixar levar pela ansiedade da prova, o frequencímetro é um auxiliar bastante importante, em especial para os iniciantes. "De acordo com a avaliação médica feita antes de começar a correr e com a percepção dos treinos, a pessoa já saberá o limiar de trabalho que deve manter", diz Bisan.
Ele afirma ainda que, no geral, as estatísticas comprovam que, em longas distâncias, os melhores tempos foram cravados por corredores que optaram por se preservar no início e fazer a segunda metade da competição mais rápido. E o recomendado é realmente dividir o percurso em duas ou até mesmo três partes. Assim você consegue ter uma visão melhor do que precisa fazer. "Claro que, no dia da prova, esse planejamento deverá ser adaptado, considerando variáveis como a temperatura, a velocidade do vento e também a quantidade de postos de hidratação ao longo do trajeto", conclui o treinador.
Roda Livre
Especial para o Terra