Invista em temperos e acrescente antioxidantes aos alimentos
Ervas e condimentos são excelentes fontes de antioxidantes, que inibem os radicais livres, responsáveis por danos e envelhecimento precoce das células. "O açafrão é a erva mais rica em princípios ativos e é estudado inclusive como quimiopreventivo, que atua contra o aparecimento de câncer. É um excelente bactericida, mas, se consumido em excesso, pode levar à disbiose, que é uma alteração no funcionamento do intestino", ressalta Priscila Di Ciero, nutricionista esportiva funcional, de São Paulo (SP).
Ela explica ainda que o uso desses temperos também ajuda a diminuir o consumo de sal. "Os brasileiros ingerem muito mais sal do que o necessário e essas ervas acabam substituindo-o, pois agregam sabor aos alimentos, além de antioxidantes e substâncias bioativas muito saudáveis", diz.
Confira abaixo as principais características de cada condimento, que pode ser incluído em lanches ou pratos das principais refeições.
Açafrão: além dos poderes antioxidantes e antiinflamatórios, pesquisas indicam que podem prevenir males degenerativos, como Alzheimer e Parkinson.
Alecrim: eficiente para aliviar problemas respiratórios.
Canela: auxilia no controle da pressão sanguínea e da glicemia, além de atuar na prevenção da osteoporose e aliviar sintomas da menopausa.
Cardomomo: age como antioxidante, diurético e laxante.
Cravo: auxilia a controlar o colesterol e prevenir o aparecimento da osteoporose e da aterosclerose.
Curry: estimula o sistema imunológico e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Noz-moscada: possui ação digestiva.
Orégano: apresenta função digestiva e antibiótica.
Pimenta: todos os tipos são antioxidantes. A do reino, por exemplo, auxilia no combate aos problemas de garganta, enquanto a vermelha faz bem à circulação sanguínea.
Roda Livre
Especial para o Terra