Saiba como tratar bolhas nos pés causadas pela corrida
A formação de bolhas nos pés é um problema muito comum em corredores, causado pelo atrito constante da pele com a meia e o calçado. O tipo de tênis utilizado, a transpiração e os cuidados com a higiene dos pés antes e depois da corrida são fatores que podem influenciar no aparecimento desse tipo de lesão, que é caracteriza por uma concentração de líquido geralmente estéril (sem bactérias) entre as camadas superficiais da pele (epiderme).
Dermatologista especializada na área esportiva, Luciana Cattini explica que, ao verificar o problema, o atleta não deve destruir ou abrir a bolha, pois a pele da superfície age como um curativo biológico. "O procedimento correto é drenar o líquido acumulado com uma seringa ou através de um orifício por onde ele possa sair. Porém é preciso observar se o líquido está amarelado e o local vermelho e quente, pois isto pode ser um sinal de infecção. Nesse caso é necessário procurar um dermatologista", salienta.
Para prevenir o problema, orienta a médica, é necessário tratar infecções prévias por fungos entre os dedos e na pele dos pés, além de hidratar-se bem antes da corrida. O atleta deve ainda verificar se o tênis utilizado para a prática não está muito apertado (o que dificulta o passo) e nem muito largo (para não permitir o deslizamento do pé durante o exercício). "Também é aconselhável trocar o tênis com frequência, se possível, e utilizar meias com duas camadas, pois elas minimizam a fricção", sugere.
Roda Livre
Especial para o Terra