Veja benefícios do aminoácido após treinos de corrida
Uma das refeições mais importantes para o atleta é a realizada após o treino. Nela, deve-se repor toda a energia e nutrientes gastos na atividade física, principalmente os aminoácidos essenciais, que formam a estrutura das proteínas responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos do corpo, inclusive dos músculos. Os aminoácidos essenciais não são produzidos pelo organismo e por isso devem ser ingeridos por meio de alimentos que possuem alto valor biológico, como carne vermelha, frango, peixe ou ovos.
Esses alimentos, porém, são de digestão lenta, o que compromete a absorção dos nutrientes. Nesse caso, segundo a nutricionista Erika Alvarenga, a melhor opção é mesmo fazer uso da suplementação. "Após o exercício intenso, o corpo necessita de uma reposição rápida e a suplementação é mais eficiente nesse sentido, pois é de fácil digestão e proporciona melhor absorção dos nutrientes", afirma Erika, que é especializada em fisiologia do exercício pela Universidade São Paulo (USP).
Outro aspecto negativo é a quantidade. Para se ter uma ideia, 100 gramas de carne equivalem, em média, a 30 gramas de proteína. "O ideal é consumir esses alimentos em outras refeições do dia, de preferência combinados com alimentos que contenham proteína vegetal, como ervilha, feijão, vagem, lentilha, milho, grão-de-bico e soja. Mas depois do treino, a suplementação é a melhor opção", salienta.
Roda Livre
Especial para o Terra