Veja como prevenir lesões no joelho
O joelho é uma articulação muito suscetível a lesões por conta do esforço ao qual é submetido na prática da corrida. A maior incidência ocorre no ligamento patelar, que une a patela à tíbia e compõe o mecanismo extensor do joelho, juntamente com o músculo da coxa. A lesão mais comum é a tendinopatia − ou inflamação do tendão. Mas também podem ocorrer casos mais graves, como rompimento parcial ou total do ligamento, que são menos frequentes entre os corredores.
Segundo David Homsi, especialista em fisioterapia esportiva e musculoesquelética, as causas podem ser fraqueza muscular, o impacto do exercício ou mesmo a anatomia dos membros inferiores, no caso daqueles indivíduos cujos joelhos têm formato em 'X'. "Esse tipo de lesão é ocasionada pela alta carga de impacto, decorrente de exageros ou treinos em superfícies duras, ou mesmo por desiquilíbrio muscular em relação ao quadríceps e aos isquiotibiais (músculos anterior e posterior da coxa, respectivamente)", afirma.
O fisioterapeuta explica que a dor característica ocorre no polo inferior da patela, que é um osso pequeno e triangular, localizado na parte anterior à articulação do joelho. "Essa dor pode ser percebida ao correr, subir e descer escadas ou ao esticar as pernas após longos períodos com elas dobradas", salienta. Caso sinta dor em algumas dessas situações, o atleta deve procurar um médico do esporte e realizar os exames clínicos e laboratoriais para averiguar o problema. "Se a dor for muito forte, é aconselhável que o corredor suspenda temporariamente os treinos", sugere.
O tratamento, no caso da tendinopatia no tendão patelar, prevê descanso, anti-inflamatório (sob prescrição médica), fisioterapia analgésica e exercícios de fortalecimento e equilíbrio. ¿Não é possível prever um tempo mínimo para a recuperação do corredor, pois isso depende do grau da lesão. Porém o quanto antes ele buscar tratamento, logo que sentir dor, de preferência, as chances de o quadro piorar diminuem e consequentemente a recuperação será mais rápida¿, orienta Homsi.
Para prevenir o problema, o atleta deve realizar treinos de musculação e propriocepção (exercício que trabalha a percepção corporal, consciência da postura, do movimento), procurar correr em superfícies confortáveis, como terra, grama ou areia, e utilizar um tênis com bom amortecimento. "Também é fundamental respeitar seus limites nos treinamentos, assim como o descanso", acrescenta o fisioterapeuta.
Roda Livre
Especial para o Terra