Conheça os melhores lugares para correr em BH
Belo Horizonte conta com bons lugares para a prática da corrida. O mais famoso deles é a Lagoa da Pampulha. Localizada na zona norte da capital mineira, é palco da tradicional Volta da Pampulha, que acontece todos os anos no início de dezembro. Em seu entorno há uma pista demarcada e plana, com 18 km de extensão. "É um bom lugar para fazer treinos longos ou mesmo tiros curtos. É seguro e acessível a qualquer hora do dia, inclusive à noite, pois possui iluminação", comenta Iuri Lage, proprietário da assessoria esportiva BH Race.
O local tem um belo visual, cercado de verde. Ao lado da lagoa fica o Parque Ecológico da Pampulha que, junto ao Jardim Botânico e o Zoológico, forma a segunda maior área verde da capital. Para se hidratar, o corredor deve levar água de casa, pois não há bebedouros no local. Os banheiros disponíveis ficam no Parque Ecológico, que funciona de quarta a domingo, das 8h30 às 16h.
Outro ponto de encontro de corredores é a Lagoa Seca de Belvedere. Trata-se de um bairro residencial que também fica na zona norte da cidade. Possui ruas largas e uma lagoa seca, com cerca de 700 de extensão. "É um lugar bem agradável, arborizado, por isso é muito procurado pelos corredores, que costumam treinar no entorno da lagoa e também pelas ruas", afirma Lage. O técnico, porém, salienta que o local possui muito relevo e somente alguns trechos planos. "Não é próprio para longos, mas muito bom para treinos de fartlek (ritmos fortes e leves), de subida ou pista", sugere. A Praça dos Brinquedos conta com bebedores e o parque é acessível o dia todo, com iluminação à noite. Há banheiros em lanchonetes e um shopping próximo ao local.
Para quem procura um ponto mais próximo do centro da cidade, uma boa opção é o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Inspirado nos parques franceses, está localizado em uma área de 180 mil m² e funciona de terça a domingo, das 6h às 18h. Há uma pista de corrida com 1 km de extensão, além de banheiros, lanchonetes e bebedouros. "A pista não é extensa e o percurso é irregular, mas é um bom local para treinos curtos, principalmente para quem está próximo ao centro", salienta Lage.
Roda Livre
Especial para o Terra