Treine entre muito verde e animais silvestres em Curitiba
Curitiba é uma cidade que se destaca por seu planejamento urbanístico e pela qualidade de vida que oferece a seus habitantes. Embora seja um grande centro urbano, possui uma extensa área verde formada em sua maioria por parques que podem ser boas opções para quem procura um lugar para a prática da corrida. Em virtude da riqueza de sua flora e fauna, muitos desses locais são áreas de conservação e proteção ambiental, de modo que durante o treino é possível inclusive se deparar no percurso com animais silvestres que vivem ali.
Um dos mais procurados pelos corredores é o Parque Barigui, localizado em um espaço de 1,4 milhão de m², na avenida Cândido Hartmann, região oeste de Curitiba. Possui uma volta de 5,4 km, quase totalmente plana. "Possui uma leve inclinação, que só é perceptível para quem corre", comenta Samir Sabadin, diretor técnico da Trainer Assessoria Esportiva, de Curitiba (PR). Segundo ele, o local é ideal pra fazer treinos de ritmo e intervalados. "O bosque conta ainda com algumas subidas, que possibilitam fazer também treinos intervalados de rampa", sugere, dizendo que o parque conta com pista para corrida, caminhada e ciclovia.
Ao correr pela pista, é comum encontrar durante o percurso alguns animais silvestres que vivem no parque, como capivaras, macacos-prego e até mesmo um jacaré do papo-amarelo, o mais famoso habitante do local. O Barigui fica aberto 24h, possui boa iluminação, bebedouro e banheiros (que fecham às 18h). Por ser um parque de grande extensão e aberto ao público em geral, não é aconselhável correr só muito tarde da noite. Isso porque alguns locais não contam com iluminação em virtude dos animais nativos.
Outra opção para os treinos é o Parque do Bacacheri, situado no bairro homônimo, que se encontra na região nordeste do município. Possui uma área de 152 mil m² e uma pista de cooper e ciclovia em volta de um lago de 22 mil m², na qual é possível fazer percursos de até 1,9 km. "O percurso também é bastante plano. Há apenas uma subida bem íngreme. Porém é pequena, de apenas 30 m", diz Sabadin. O lugar é propício para fazer treinos intervalados, de ritmo ou mesmo leves. "Há ainda opção para quem quer variar o tipo de piso e correr na grama", acrescenta. O parque funciona 24h e também possui iluminação, porém não é aconselhável correr sozinho tarde da noite, por ser aberto ao público em geral. Conta ainda com bebedouro e banheiro em uma lanchonete que funciona no local, mas costuma fechar no final de tarde.
Já o Jardim Botânico de Curitiba é uma boa opção para quem quer fazer um treino de fortalecimento. Localizado no bairro que leva seu nome, em uma área de 178 mil m², o Botânico possui ciclovias por toda sua extensão, com trajetos variados e voltas de até 2,2 km. "São poucos trajetos planos, o que faz dele um ótimo lugar para quem quer treinar subida. Também é possível intercalar treinos no asfalto e na grama", afirma o técnico da Trainer. O local conta com banheiro e bebedouro, e o horário de funcionamento é das 6h às 20h (até às 21h no verão), diariamente. A entrada é gratuita.
Roda Livre
Especial para o Terra