Empresas incentivam funcionários a correr; veja benefícios
Os benefícios que a corrida proporciona aos seus praticantes vêm chamando cada vez mais a atenção de empresas preocupadas com o bem-estar dos seus funcionários. Hoje em dia, é muito comum nas provas de rua se deparar com equipes formadas por colegas de trabalho, incentivadas pela própria instituição.
Empresa brasileira do segmento de aço, com sede em Mogi das Cruzes (Grande São Paulo) e Goiânia (GO), a Carbinox criou em abril deste ano uma campanha chamada "A vida em movimento é mais feliz", na qual estimula seus colaboradores à prática de atividades físicas regular, entre as quais a corrida. Segundo Ettore Di Pieri, diretor comercial da empresa, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos funcionários. "É uma forma saudável de promovermos a integração de todos. Proporciona ganhos tanto no aspecto físico quanto emocional, que são refletidos no trabalho", comenta Di Pieri, dizendo que atualmente o grupo da Carbinox conta com seis corredores, mas deve crescer, visto que outros funcionários demonstraram interesse em iniciar a prática, empolgados com o exemplo dos companheiros.
A equipe treina por conta própria e a empresa arca com os custos para inscrição nas provas, uniforme, alimentação e transporte. Assistente de comércio exterior da Carbinox, Deyse Melônio, de 24 anos, faz parte do grupo. Começou a praticar o esporte há três anos, por incentivo dos amigos, e ficou entusiasmada com a iniciativa. "Achei ótimo. Além da saúde, a corrida melhora a concentração, o foco, não só na vida pessoal como na profissional também", salienta.
Victor Fahel, sócio da BH Race, assessoria esportiva com sede em Belo Horizonte (MG), afirma que nos últimos dois anos tem crescido significativamente o número de empresas interessadas em desenvolver um programa de atividade física para seus funcionários, e a maioria inclui a corrida. "A prática faz com que eles tenham mais disposição no cotidiano e também fortalece o espírito de equipe", explica, dizendo que a assessoria vem recebendo um retorno muito positivo em relação à iniciativa por parte das corporações, que é mensurado por meio de um questionário de avaliação. Entre os benefícios citados estão a imagem da empresa, que passa a ter seu nome associado à saúde e bem-estar; a melhora da qualidade dos serviços prestados, por conta de maior motivação e comprometimento dos funcionários; e a redução das faltas e licenças por motivo de saúde.
Roda Livre
Especial para o Terra