Melhore habilidades da corrida com o treino funcional
Os exercícios funcionais aprimoram o desempenho dos corredores e também melhoram a execução de tarefas do dia a dia. "Esse tipo de trabalho contribui para o equilíbrio, o condicionamento cardiorrespiratório, a coordenação motora e a flexibilidade", lista Alécio Sales, coordenador-técnico da Bio Ritmo, de São Paulo (SP).
O treino também proporciona um bom fortalecimento, principalmente dos membros inferiores e das regiões lombar e abdominal. E isso acontece de forma dinâmica e bastante direcionada à modalidade praticada. "Os movimentos ajudam na propriocepção (percepção do corpo por meio de estímulo ou movimento) dos músculos utilizados na corrida, favorecendo a técnica", complementa Daniel Akira, treinador da MPR Assessoria Esportiva, de São Paulo (SP).
De acordo com Akira, esse tipo de treinamento pode substituir a musculação tradicional e vem sendo cada vez mais adotado pelos corredores por conta da sua especificidade e das melhoras significativas que proporciona. "Na verdade, tudo depende dos objetivos que a pessoa deseja alcançar. Para quem tem como meta o aumento de massa muscular (hipertrofia), os resultados serão mais rápidos com a musculação tradicional. Mas em termos de condicionamento físico, os exercícios funcionais trazem excelentes resultados", completa Sales.
O treino funcional é indicado para todas as pessoas, independentemente da experiência esportiva. Porém, como todas as atividades físicas, necessita de uma liberação médica a partir de exames clínicos e uma avaliação física. Ao iniciar esse tipo de trabalho, comece devagar e aumente a intensidade e dificuldade dos movimentos, que usam muitas vezes o peso do próprio corpo como carga, de forma progressiva.
Roda Livre
Especial para o Terra