Saiba qual o momento ideal de evoluir nas distâncias
O corpo está sempre em busca de um novo desafio para se manter estimulado, mas você precisa saber identificar a hora certa de partir para um novo objetivo na corrida. Avalie o rendimento, analisando como se sente após os treinos e logo depois de completar uma prova. "Você estará pronto para conquistar novos quilômetros assim que cumprir a distância planejada de forma segura e não muito desgastante. Isso significa, por exemplo, se sentir fisicamente inteiro e pronto para mais uma sessão de treino no dia seguinte a uma corrida longa ou competição", afirma Andrei Achcar, diretor-técnico da Next Assessoria Esportiva, de Brasília (DF).
De acordo com o treinador, outro indício de que o corredor já acumulou experiência suficiente para ampliar os trajetos percorridos é perceber que consegue aumentar a velocidade das passadas em treinos contínuos. Ou ainda ficar com a sensação de que poderia ter praticado a atividade por mais tempo depois de uma sessão de corrida.
Mais quilometragem ou volume?
"Quando se sente confortável e totalmente adaptado à distância e nota que os treinos estão se tornando fáceis demais, o corredor precisa escolher entre dois objetivos: aumentar a quilometragem ou trabalhar a velocidade para melhorar suas marcas", indica Diego de Leite Barros, fisiologista do esporte do HCor (Hospital do Coração), de São Paulo. Isso quer dizer que, antes de progredir, o esportista precisará completar a distância para a qual vem treinando com tranquilidade, sem se cansar em excesso nem sofrer com nenhum tipo de dor após o exercício.
O tempo de evolução dependerá da resposta fisiológica de cada pessoa e do seu histórico esportivo. "Mas, de maneira geral, é possível dizer que é preciso respeitar um intervalo de mais ou menos três meses de preparação entre uma distância e outra", aponta Barros, ressaltando que, ao ter como meta percursos mais longos, esse período deve ser prolongado. E entre os 21 km e uma maratona, o ideal é manter os treinos durante seis meses antes de mudar o objetivo para os 42 km.
De qualquer forma, o importante é fazer uma progressão gradual do volume de quilômetros percorridos e ter uma boa consciência das respostas do corpo. Desenvolver uma técnica adequada de corrida também é fundamental para suportar o exercício durante mais tempo sem gerar lesão.
Roda Livre
Especial para o Terra