Felipe dos Santos fica em 9º no 1º dia do decatlo em Tóquio
Brasileiro disputou três das dez disputas desta modalidade do atletismo na Olimpíada e somou 2.592 pontos; belga sofre grave lesão em salto
Felipe dos Santos participou nesta noite de terça-feira (no horário de Brasília) das três primeiras provas do decatlo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Depois de disputar os 100m rasos, o salto em distância e o arremesso do peso, o brasileiro ocupa a nona colocação, com 2.597 pontos no total. Até o momento, o líder é o canadense Damian Warner, com 2.966.
A primeira prova foi a dos 100m rasos. Felipe esteve na terceira bateria e terminou na quinta colocação de sua série, com 10s58. Apesar disso, o brasileiro teria sido líder nas outras baterias. Portanto, encerrou a etapa inicial na quinta posição geral, somando 956 pontos.
Na segunda prova, os atletas competiram no salto em distância. Felipe teve a quarta melhor marca do grupo A, saltando 4,38m, mantendo a regularidade na disputa. O brasileiro terminou em quinto lugar geral na prova, somando 1.861 pontos.
Em seguida, foi a vez do arremesso de peso, para fechar o primeiro dia. Felipe esteve no grupo A e a sua melhor tentativa alcançou a marca de 14,13m. O brasileiro teve o seu pior desempenho dentre as três provas que abriram a disputa, terminando na 18ª colocação do arremesso, somando 736 pontos e garantindo a nona colocação geral do decatlo.
Lesão grave de belga
A nota triste na disputa do decatlo ficou para a grave lesão do belga Thomas Van der Plaetsen. Na corrida para o salto em distância, o atleta pisou em falso na hora de pular, torceu o tornozelo e acabou caindo dentro do banco de areia, de cara e sentindo muita dor. Abandonou a competição e fará exames para avaliar a gravidade da contusão.
Pela manhã (a partir das 6h30 de Brasília), Felipe dos Santos volta a competir para disputar o salto em altura e os 400 metros, completando metade das provas do decatlo. A terceira parte desta modalidade ocorrerá na noite desta quarta-feira no Brasil (manhã de quinta-feira em Tóquio). (com informações do Estadão Conteúdo)