Multicampeã do atletismo brasileiro, Odette Valentim morre aos 86 anos
A ex-recordista sul-americana do disco e multicampeã em provas nacionais e internacionais, Odette Valentim Domingos, faleceu nesta segunda-feira, aos 86 anos, em Campinas (SP). O velório será nesta terça-feira, das 8h às 10h (de Brasília), no Cemitério da Saudade.
A "tia" Odette, como gostava de ser chamada, foi uma figura icônica do esporte brasileiro e paulista, e até recentemente trabalhava na preparação de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, onde atuou por 40 anos.
Odette Domingos era atleta de lançamento de disco e do arremesso de peso. Foi tetracampeã sul-americana e 29 vezes campeã brasileira, seguiu disputando torneios másters até a categoria 75+, ainda no disco, dardo e peso.
Professora de Educação Física, começou a vida profissional como empregada doméstica e foi merendeira em creche municipal. Aos 16 anos conheceu o treinador Argemiro Roque, com quem treinou durante toda a carreira e, mais tarde, se casou. O início foi difícil. Não tinha calçados adequados para competir, mas isso não a impediu de perseverar - usava sapatilhas remendadas com esparadrapos, mas mesmo assim conquistou o recorde sul-americano.
Entre suas conquistas destacam-se: campeã dos Jogos Abertos de Interior diversas vezes, dos Jogos Regionais, Paulista, Brasileira; pentacampeã sul-americana e máster; participou também do campeonato pan-americano e conseguiu cinco títulos mundiais, atingindo o recorde de 53m no disco, chegando muito próximo de participar das Olimpíadas de 1964, em Tóquio, no Japão.