São Silvestre 2023: veja horário, percurso e onde assistir à prova
Principal corrida de rua da América Latina acontece neste domingo, 31 de dezembro, e tem como cenário alguns dos principais pontos turísticos da capital paulista
Acontece no domingo a 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, a principal prova de rua da América Latina. Realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro, a meia maratona mais famosa do País reúne competidores famosos e anônimos. Em 2023, são esperados cerca de 35 mil corredores para o tradicional percurso de 15 quilômetros, que passa por alguns dos principais pontos turísticos da capital paulista.
A largada mais uma vez acontecerá na Avenida Paulista, um dos maiores cartões postais de São Paulo, entre as ruas Frei Caneca e Augusta, no Centro. A chegada também será na Paulista, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, na altura do número 900. A prova conta, ainda, com categorias visando a inclusão de todos os participantes, como cadeirantes.
A Avenida Paulista será fechada parcialmente no dia 30 de dezembro e ficará totalmente fechada a partir das 2h (horário de Brasília) do dia 31, incluindo ruas transversais, entre a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e a Rua Augusta.
HORÁRIO
A São Silvestre 2023 conta com três horários de largada. Veja abaixo.
- 7h25: largada categoria cadeirantes
- 7h40: largada elite feminina
- 8h05: largada elite masculina, Pelotão C, cadeirantes com guia e Pelotão Geral
ONDE ASSISTIR
A Corrida Internacional de São Silvestre terá transmissão da TV Gazeta e da TV Globo.
PERCURSO
A tradicional corrida de São Silvestre tem como cenário do percurso alguns dos pontos turísticos da capital paulista, como o Estádio do Pacaembu e a Praça da República. Os competidores também passaram pela Avenida São João, Avenida Ipiranga, Alameda Barão de Limeira e Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Veja abaixo as ruas e avenidas da São Silvestre.
- Av. Dr. Arnaldo
- Rua Major Natanael
- Rua Desembargador Paulo Passaláqua
- Av. Pacaembu
- Rua Norma Pieruccini Giannotti
- Av. Rudge
- Viaduto Orlando Murgel
- Av. Rio Branco
- Av. Ipiranga
- Av. Duque de Caxias
- Rua Rego Freitas
- Rua Marquês de Itu
- Rua Bento Freitas
- Largo do Arouche
- Av. Vieira Carvalho
- Praça da República
- Av. Ipiranga
- Av. São João
- Largo do Paissandu
- Rua Conselheiro Crispiniano
- Praça Ramos de Azevedo
- Rua Coronel Xavier de Toledo
- Viaduto Nove de Julho
- Rua Maria Paula
- Av. Brigadeiro Luís Antônio
- Av. Paulista
COMO SURGIU A CORRIDA DE SÃO SILVESTRE?
O idealizador da prova de São Silvestre foi o jornalista Cásper Libero. Em 1924, ele assistiu a uma competição noturna em Paris, na França, na qual os atletas percorriam o trajeto portando tochas de fogo e resolveu implementá-la no Brasil na virada do ano. A primeira corrida foi disputada à meia-noite do dia 31 de dezembro de 1924. Alfredo Gomes, apelidado de Rei do Fôlego, terminou na frente entre os 48 inscritos, com o tempo de 23min10s4/100. O percurso era de 8.800 metros. Na primeira edição, apenas moradores da cidade podiam participar. A prova foi aberta a todos os brasileiros alguns anos depois.
QUEM FOI SÃO SILVESTRE?
O nome da corrida é inspirado em Silvestre I, o 33º papa da história do Catolicismo. Nasceu em Roma, em 295, e foi papa entre 314 a 335. Iniciou sua vida como papa com a missão de organizar Igreja Católica depois do decreto do imperador Constantino, que colocou fim à perseguição aos cristãos. Responsável por instituir o domingo como dia santo, ele morreu em 31 de dezembro de 335, razão pela qual a data se tornou o Dia de São Silvestre — após sua morte, foi canonizado santo pela Igreja e passou a ser referido como São Silvestre. Por ser realizada no último dia de cada ano, a corrida foi batizada com seu nome.