Atropelo! Espanha goleia Suíça e avança para as quartas de final da Copa do Mundo Feminina
Fúria abriu o placar com Bonmatí, viu Codina marcar contra para empatar, mas controlou o jogo e marcou mais quatro vezes para garantir vaga na próxima fase
Na madrugada deste sábado, a Espanha goleou a Suíça por 5 a 1 no Eden Park, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. Aitana Bonmatí abriu o placar para a Fúria; Laia Codina marcou contra e deu o empate às suíças, mas Alba Redondo, Bonmatí novamente, a própria Codina e Jennifer Hermoso construíram o passeio.
Com a vitória, a equipe espanhola garantiu vaga nas quartas de final da competição e aguarda o vencedor do duelo entre Holanda e África do Sul, que acontece neste sábado, a partir das 23h. Já a Suíça deu adeus ao torneio.
Veja como foram os seis gols do jogo
!NA VONTADE! Aos cinco minutos de jogo, Salma Paralluelo fez linda jogada pela esquerda e cruzou. Alba Redondo apareceu para completar e Thalmann fez um milagre para salvar a Suíça. No rebote, a própria Redondo pegou livre e ajeitou para Aitana Bonmatí bater no contrapé da goleira, abrindo o placar.
!O QUE FOI ISSO! Aos 11 minutos, a Suíça tentou uma jogada rápida, mas a bola ficou limpa para Laia Codina um pouco atrás do meio de campo. A zagueira tentou um recuo para a arqueira Catalina Coll, mas não olhou o posicionamento da mesma e acabou batendo direto para o fundo da rede.
!MENTALMENTE FORTE! Sem se abalar, a Espanha foi em busca do segundo gol e ele não demorou muito para aparecer. Aos 17 minutos, em cruzamento da esquerda, Bonmatí apareceu para tentar a cabeçada e raspou na bola. Redondo apareceu antecipando novamente a marcação e, desta vez, colocou também de cabeça no fundo da rede.
!INTELIGÊNCIA PURA! Aos 36 minutos, Bonmatí completou o doblete. Em cruzamento de Paralluelo, a bola sobrou no meio da área para a camisa 6, que ameaçou chutar e colocou a goleira Thalmann no chão, clareando o caminho para ampliar o placar.
!A REDENÇÃO! No fim do primeiro tempo, Laia Codina conseguiu se redimir da falha e marcou o quarto gol. Em escanteio, a bola ficou viva na área em bate-rebate e a zagueira de 23 anos pegou uma das sobras para bater e aumentar a vantagem.
!FALTAVA O DELA! Aos 25 da segunda etapa, a Suíça tentou sair rápido e errou, com Bonmatí pegando a sobra. A meio-campista achou a centroavante Jennifer Hermoso. Daí, foi só fazer o que faz de melhor: bater com tranquilidade e tirar de Thalmann para fechar a conta.
FICHA TÉCNICA
Suíça 1x5 Espanha
Data e horário: sábado, 5 de agosto, às 2h (de Brasília)
Local: Eden Park, em Auckland (NZE)
Arbitragem: Cheryl Foster (árbitra); Michelle O'Neill e Franca Overtoom (auxiliares); Ivana Martincic (quarta árbitra); Marco Fritz e Pol van Boekel (VAR)
Público: 43.217 presentes
Cartões amarelos: Julia Stierli (SUI)
Gols: Laia Codina (contra), aos 11' (SUI) / Aitana Bonmatí, aos 5' e aos 36'; Alba Redondo, aos 17'; Laia Codina, aos 45'; e Jennifer Hermoso, aos 70' (ESP)
SUÍÇA (Treinadora: Inka Grings)
Gaelle Thalmann; Eseosa Aigbogun (Viola Calligaris), Noelle Maritz, Julia Stierli e Nadine Riesen (Lara Marti); Coumba Sow (Meriame Terchoun), Lia Walti e Geraldine Reuteler (Sandrine Mauron); Seraina Piubel (Fabienne Humm), Ramona Bachmann e Ana Maria Crnogorcevic
ESPANHA (Treinador: Jorge Vilda)
Cata Coll; Ona Batlle, Irene Paredes, Laia Codina e Oihane Hernández; Aitana Bonmatí (Irene Guerrero), Teresa Abelleira (Maria Rabaza) e Jennifer Hermoso (Alexia Putellas); Salma Paralluelo (Athenea del Castillo), Alba Redondo e Esther González (Eva Navarro)