Atual campeã, Gauff é eliminada precocemente do Aberto dos EUA; Zverev chega às quartas de final
A defesa do título de Coco Gauff no Aberto dos Estados Unidos terminou com uma derrota por 6-3, 4-6 e 6-3 para a também norte-americana Emma Navarro na quarta rodada, no último domingo, com a atual campeã feminina se tornando o mais recente grande nome a ser eliminado precocemente em Flushing Meadows neste ano.
Gauff estava tentando vingar sua derrota na quarta rodada em Wimbledon deste ano, mas Navarro surpreendeu o público no estádio Arthur Ashe com uma exibição agressiva e completa para chegar às quartas de final pela primeira vez.
Gauff, terceira cabeça-de-chave, lutou para voltar à partida depois de perder um set, mas, no fim, 19 duplas faltas e 60 erros não forçados fizeram com que sua primeira defesa de um título de Grand Slam terminasse em decepção.
"Mental e emocionalmente, dei tudo de mim", disse Gauff, de 20 anos, que agora sairá das cinco primeiras posições do ranking mundial.
"É claro que houve algumas coisas em termos de execução, obviamente eu gostaria de sacar melhor. Acho que se eu tivesse feito isso, a história teria sido diferente para mim. Mas Emma jogou muito bem. Acho que ela fez tudo muito bem."
Navarro enfrentará a espanhola Paula Badosa, que derrotou Wang Yafan, da China, por 6-1 e 6-2 na primeira partida do dia no Estádio Louis Armstrong para também chegar às quartas de final em Nova York pela primeira vez.
Na chave masculina, Alexander Zverev, Grigor Dimitrov, Taylor Fritz e Frances Tiafoe chegaram às quartas de final na parte debaixo da chave masculina, que ficou aberta após a derrota do tetracampeão Novak Djokovic na terceira rodada.
Zverev, ainda em busca de seu primeiro título de Grand Slam aos 27 anos, chegou às quartas de final em um Grand Slam pela 13ª vez, após sair de um set de desvantagem para vencer o norte-americano Brandon Nakashima por 3-6, 6-1, 6-2 e 6-2.
"Ainda estou muito motivado", disse o alemão, que perdeu para Dominic Thiem em um set decisivo no tiebreak na final de 2020.
"Ainda quero realizar alguns de meus sonhos. Ainda quero alcançar algumas das metas que tenho. Estou feliz com o nível de tênis que estou jogando. Vamos ver como será esta semana."
O quarto cabeça de chave enfrentará outro norte-americano, Fritz, que superou um início lento para vencer o norueguês Casper Ruud, finalista derrotado em 2022, por 3-6, 6-4, 6-3 e 6-2.
Depois, Fritz foi acompanhado nas quartas de final por Tiafoe, outro jogador que espera aproveitar as saídas antecipadas de Djokovic e Carlos Alcaraz para encerrar a espera de 21 anos dos Estados Unidos por um campeão masculino formado em casa.
Alexei Popyrin eliminou Djokovic em uma grande zebra na sexta-feira, mas não conseguiu continuar avançando após Tiafoe, aplaudido por uma barulhenta multidão noturna no Arthur Ashe, vencê-lo por 6-4, 7-6(3), 2-6 e 6-3.