24 Horas de Le Mans: Como são os treinos e definição de grid
Le Mans é diferente até no jeito de treinar. Saiba aqui como é o procedimento de treinos e a definição do grid, que começa nesta quarta
Está chegando a hora. Neste fim de semana, temos a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans. 62 carros e 186 pilotos, divididos em 3 classes, irão para a pista em busca de vencer em um dos mais clássicos circuitos do mundo. Se o esporte a motor é uma religião, Le Mans é um de seus solos sagrados.
Única prova de 24 Horas do calendário do FIA WEC, Le Mans tem uma programação toda diferente e isso também envolve toda a preparação. Normalmente, o final de semana do FIA WEC é composto de 3 treinos e 2 sessões para definição do grid. Mas Le Mans é Le Mans...
Os trabalhos de pista começaram no domingo (dia 9), com um teste dividido em duas sessões. Aqui, o objetivo é dar o primeiro gosto do traçado a pilotos e equipes. Os pilotos que fazem estreia ou não pilotam em Le Mans há 5 anos (2019), tem que fazer obrigatoriamente 10 voltas, sendo 5 cronometradas, para poder confirmar sua participação na prova. E os times podem usar os seus pilotos reservas, confirmando até 5 pilotos por carro.
A coisa esquenta nesta quarta-feira (12), quando os carros vão para o Primeiro Treino Livre: São 3 horas de treinos, onde os times começam a se preparar efetivamente para a corrida, já verificando estratégias e acertos. Aqui, os times só podem usar os pilotos inscritos para a corrida. Estes treinos acontecerão a partir de 9:00h (horário de Brasília) e vão até 12:00h.
Depois, começamos a formação do grid: Às 19:00h locais (14:00h no horário de Brasília), todos os 62 carros (23 na Hypercar, 16 na LMP2 e 23 na LMGT3) vão para os 13,6km e tem 60 minutos para buscar o melhor tempo. Daqui os 8 melhores de cada classe se classificam para a Hyperpole, que é disputada na quinta-feira.
Ao final da Qualificação, já teremos definidos mais de 60% do grid. Se a lógica das velocidades das classes for mantida, ficam definidos do 9º ao 23º lugar (Hypercars); do 32º ao 40º (LM2) e do 48º até ao 62º (LMGT3).
Para encerrar a quarta, mais um Treino Livre, começando às 22:00h locais (17:00 horário de Brasília) e terminando Meia Noite. Aqui, os times terão a oportunidade de testar carros e pilotos por 3 horas para a parte noturna da prova e que acaba sendo decisiva para o resultado...
Na quinta-feira (13), carros e pilotos voltam à pista para o Terceiro Treino Livre a partir das 15:00h locais (10:00h da manhã no horário de Brasília). Mais 3 horas de trabalho e aqueles times que se classificaram para a Hyperpole tem a chance dos últimos acertos para conseguir uma boa posição de largada.
A partir das 20:00h (15:00h horário de Brasília), os 8 carros mais rápidos de cada classe vão para a Hyperpole e tem 30 minutos para definir suas posições. Para esta sessão, cada carro tem direito de usar dois jogos novos de pneus e, na LMGT3, esta sessão deve ser feita obrigatoriamente pelo piloto Bronze (em tese, o mais fraco do grid).
Desta forma, teremos a definição de 1º a 8º (Hypercar), 24º a 31º (LMP2) e 40º a 47º (LMGT3).
Às 22:00h locais, temos o Quarto Treino Livre e mais 1 hora de testes durante a noite. A partir daí, os carros só terão 15 minutos de warm-up no sábado e não tem mais ação na pista a não ser as 24 Horas de Le Mans...
Para acompanhar todas as ações de pista, o publico brasileiro pode acompanhar através dos canais do Grupo Bandeirantes Esporte na Band (YouTube), BandPlay e Band.com.br, além do canal do Grande Premio no YouTibe.