A temporada 2023 da Stock Car vai começar! Saiba mais
Indo para a 45ª temporada, a Stock Car vem com grid cheio e um grupo de pilotos combinando experiência e juventude, incluindo pai e filho
Neste domingo (02/04), a Stock Car Pro Series, a principal categoria de automobilismo brasileira, dará início a sua 45ª temporada. Desta vez em Goiânia, os trabalhos serão conduzidos por 31 pilotos distribuídos por 16 equipes e em carros de 2 marcas: Chevrolet e Toyota.
Para este ano, não temos mudanças no formato das corridas: Seguem duas baterias de 30 minutos, com inversão de 10 primeiros na largada da segunda bateria. Além do uso do boost (potência extra, definido a cada prova) e da votação do fan boost (escolha de pilotos pelo público para levar mais um período de potência extra).
Pelo aspecto técnico, a grande novidade é a chegada da coreana Hankook como fornecedora da categoria. Após vários anos com a Pirelli, a Stock Car resolveu fazer esta alteração, o que impacta diretamente no acerto dos carros e seu comportamento. Afinal, os pneus coreanos (que também atenderão a Stock Series e a F4 Brasil) tem a reputação de ter compostos mais duros do que seus concorrentes...
Também foi feita a aquisição da área de motores da Giaffone Racing pela Audace, braço técnico da Veloce, dona da Stock Car. A ideia é que haja uma transição e que a nova empresa assuma toda a parte de preparação e fornecimento a partir de 2024.
O fato é que teremos 7 campeões disputando as 12 etapas (Cacá Bueno, Daniel Serra, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello, Marcos Gomes, Felipe Fraga e Gabriel Casagrande). Destas, temos 3 locais a serem definidos e a volta de Brasília, que promete voltar ao calendário desde 2021 porém sem sucesso por diversos motivos que vai de brigas judiciais a atraso nas obras.
Calendário 2023:
02/04 – Goiânia
23/04 – Interlagos
21/05 – A definir
18/06 – Brasília
09/07 – Interlagos
06/08 – Velocittá (SP)
27/08 – Goiânia
17/09 – A definir
08/10 – A definir
29/10 – Velocittá (SP)
26/11 – Brasília
17/12 – Interlagos
Sobre estas etapas em aberto, não se considera como certa uma volta ao Rio de Janeiro, onde ano passado teve a prova do Aeroporto do Galeão. É possível ainda uma em circuitos que estão em construção, como Brotas (SP). Belo Horizonte também foi citada, porém deve ficar para 2024.
Por mais um ano, a transmissão será feita na Bandeirantes pela TV Aberta e SporTV na TV fechada. Além disso, haverá a transmissão pelo canal oficial da categoria no You Tube e no Motorsport.tv
Equipe / Pilotos / Carro:
A.Mattheis Vogel: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti (Chevrolet Cruze)
Blau Motorsport: Felipe Fraga e Allam Khodair (Chevrolet Cruze)
Cavaleiro Sports: Marcos Gomes e Denis Navarro (Chevrolet Cruze)
Crown Racing/TMG: Nelsinho Piquet e Enzo Elias (Toyota Corolla)
Eurofarma RC: Daniel Serra e Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze)
Full Time Sports: Matías Rossi e Gianluca Petecof (Toyota Corolla)
Mobil Ale Full Time: Rubens Barrichello e Dudu Barrichello (Toyota Corolla)
Full Time Bassani: Tony Kanaan (Toyota Corolla)
Hot Car Competições: Gaetano Di Mauro e Lucas Kohl (Chevrolet Cruze)
Ipiranga Racing: Cesar Ramos e Thiago Camilo (Toyota Corolla)
KTF Sports: Cacá Bueno, Rodrigo Baptista (Chevrolet Cruze)
KTF Racing: Felipe Baptista e Guilherme Salas (Chevrolet Cruze)
Lubrax Podium: Felipe Massa e Julio Campos (Chevrolet Cruze)
RCM Motorsport: Ricardo Zonta e Bruno Baptista (Toyota Corolla)
Pole Motorsport: Átila Abreu e Rafael Suzuki (Chevrolet Cruze)
Scuderia Chiarelli: Sergio Jimenez e Raphael Teixeira (Toyota Corolla)