Além do aerofólio: Peugeot traz novidades para o 9X8 em Imola
Após mistério, Peugeot traz 9X8 com aerofólio traseiro e muitas novidades para as 6 Horas de Imola do FIA WEC
A segunda etapa da temporada 2024 FIA WEC, as 6 Horas de Imola, acontecerá no próximo domingo (21), e terá um belo atrativo para os fãs de velocidade: a estreia da nova versão do Hypercar Peugeot 9x8. Após muitas idas e vindas, os franceses decidiram mudar o conceito do carro e colocaram um aerofólio traseiro “convencional”.
De certa forma, é uma concessão ao pragmatismo. Desde quando foi apresentado em 2022, o 9x8 chamou a atenção por não ter um aerofólio traseiro, confiando bastante na geração de pressão aerodinâmica através dos túneis colocados no assoalho do carro (o famoso efeito solo).
Originalmente, o carro foi concebido para um regulamento técnico bem diferente do atual. As regras originais do FIA WEC para os Hypercars previam o uso de sistemas híbridos na parte da frente e pneus da mesma medida. Isso combinado com objetivos aerodinâmicos mais simples (o regulamento do FIA WEC prevê uma determinada combinação aerodinâmica a ser seguida), fez com que a Peugeot escolhesse esta filosofia mais agressiva.
Só que veio uma grande revisão e a equalização com a IMSA, o que fez uma mudança do uso dos pneus: ao invés de 31cm de largura nos quatro pneus, passou a ser 29cm de largura nos dianteiros e 34cm de largura nos traseiros. Isso impactou diretamente o projeto do 9X8.
Embora pareça algo pequeno, este tipo de detalhe muda toda uma situação. Como a decisão veio em um momento em que o projeto estava bem adiantado e a Peugeot não queria gastar algum dos 5 pacotes de atualização a que teria direito antes mesmo de começar e optou por fazer ligeiras adaptações, estreando o carro ainda em 2022, nas 6 Horas de Monza.
2023 foi um desafio para a Peugeot. Afinal de contas, as premissas haviam mudado e a competição levou a um incremento dos problemas. Outro aspecto que a equipe técnica comandada por Olivier Jansonnie foi a parte mecânica. O câmbio apresentou muitos problemas iniciais e somente antes de Le Mans que os franceses conseguiram resolver parcialmente a questão.
O fato é que a Peugeot Sport levou boa parte de 2023 avaliando a questão e logo após Le Mans, quando o 9X8 apresentou um bom desempenho, chegando até a liderar a prova, decidiu-se pela mudança de configuração da carroceria, adotando o aerofólio traseiro.
Mas não era tão simples. Não bastava simplesmente jogar um aerofólio na parte de trás. Pelas regras, a Peugeot não poderia fazer uma alteração tão grande sem implicar em uma nova homologação e perder os pacotes de atualização. O time de Olivier Jansonnie, para trabalhar no centro de gravidade do 9X8, mexeu na realocação do conjunto motor e câmbio por conta da distribuição de peso, bem como em algumas situações mecânicas e no fundo do carro. Neste ponto, o efeito solo segue presente, mas de forma menos determinante como antes.
Basicamente, a Peugeot fez um novo 9X8 sem soar como tão novo. Como o próprio Jansonnie declarou na apresentação semanas atrás, 90% da carenagem foi mexida, não bastando a inclusão do aerofólio traseiro. Até agora, não ficou claro o quanto os franceses usaram dos pacotes de atualização. Os testes de preparação foram feitos em Paul Ricard e, pelo menos para esta etapa, o carro não sofreu mudanças em relação ao BoP da primeira etapa no Qatar.
Não bastando este novo 9X8, a Peugeot também estreia em Imola uma nova identidade visual, batizada de “cabeça de leão”. De acordo com Matthias Hossann, Diretor de Design da marca, esta nova pintura “simboliza um grupo de leões, em um senso de coletivo que reflete perfeitamente os valores das corridas de longa duração”..Os torcedores do leão esperam que a aparição do aerofólio e a nova pintura no 9X8 faça rugir mais alto e confirmar a boa estreia no campeonato 2024...