Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alpine e Lamborghini intensificam preparação para o WEC 2024

Na fase final de preparação, Alpine e Lamborghini fazem testes para a temporada 2024 do FIA WEC

5 out 2023 - 20h42
(atualizado às 20h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Alpine A424 nos testes de preparação para o FIA WEC 2024
Alpine A424 nos testes de preparação para o FIA WEC 2024
Foto: Alpine Racing / Divulgação

A expectativa para a temporada 2024 do FIA WEC aumenta cada vez mais, principalmente por conta dos novos participantes que tomarão parte do campeonato, especialmente na Classe Hypercar.

Dois deles, Alpine e Lamborghini, estão a pleno vapor na preparação. Como são Hypercars novos, o trabalho não para. Sendo que os italianos farão jornada dupla: FIA WEC e IMSA (por enquanto, os franceses não tomarão parte, embora tenham planos).

No campo da Alpine, os trabalhos estão seguindo conforme o planejado. A última sessão de testes foi realizada em Aragón (Espanha) e procurou combinar sequencias curtas e longas de voltas. Assim, os pilotos Matthieu Vaxiviere e Nicolas Lapierre completaram 1.500 quilômetros em dois dias, com a equipe se concentrando no ajuste fino dos sistemas e da aerodinâmica do carro.

Os testes correram bem”, disse Philippe Sinault, chefe da equipe Alpine Endurance. “Os resultados positivos dos testes em Paul Ricard foram confirmados em Motorland e o carro continuou a apresentar um bom comportamento. Foi uma etapa importante do programa porque, depois de concluídas as tarefas de shakedown, começámos a juntar todos os elementos do carro: sistema híbrido, motor e chassis.

“Matthieu e Nico fizeram uma série de sequências, completando mais de 1.500 km. Às vezes até sequências duplas, sem problemas de confiabilidade, por isso foi bastante satisfatório e construtivo. Durante esta fase, pudemos realmente iniciar o nosso papel operacional, com ênfase particular na compreensão do carro e na obtenção das configurações corretas”, ressaltou. 

Por fim, a Alpine planeja um teste no circuito de Jerez no final do mês de outubro, além de um retorno a Aragón, em novembro. Depois, a equipe pretende fechar a configuração final para a homologação junto a FIA/ACO para a temporada 2024.

Mas a maior dúvida aparente da Alpine é a sua formação de pilotos. Nicolas Lapierre, Mathieu Vaxiviere e Charles Milesi têm testado o A424 até agora. Mick Schumacher, Pierre Gasly e Ferdinand Habsburg estão entre os nomes que poderiam representar a equipe em 2024. Outro nome citado é o de Gustavo Menezes, que saiu recentemente da equipe Peugeot, está em negociações com várias equipes da classe Hypercar.

Lamborghini trabalha em silêncio

Lamborghini SC63 em ação em Imola
Lamborghini SC63 em ação em Imola
Foto: Lamborquini Squadra Corse / Divulgação

Mais discreta, a Lamborghini segue em seus preparativos. A equipe testou no circuito de Imola, em agosto. Os trabalhos poderiam estar bem mais adiantados, se não fosse um acidente que o SC63 sofreu em Paul Ricard, quando o piloto Mirko Bortotti bateu na curva 11.

Desde então, a equipe aguarda o segundo carro fabrigado pela Ligier, que chegará nas próximas semanas. Por conta do acidente, a equipe poderá perder os testes das 24 Horas de Daytona em janeiro. 

Aliás, ainda não há notícias sobre se o atraso implicará na participação da Lamborghini nos testes oficiais do WEC e a primeira etapa no circuito do Catar marcados para o final de fevereiro/início de março. Mas os italianos também estão na obtenção de dados para a homologação final.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade