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Aston Martin anuncia Valkyrie no FIA WEC e IMSA a partir de 2025

Marca britânica Aston Martin confirma rumores e anuncia o uso do Valkyrie nos dois principais campeonatos de Endurance em 2025

4 out 2023 - 13h26
(atualizado às 13h32)
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Após especulações, Aston Martin anuncia o Valkyrie na pista em 2025
Após especulações, Aston Martin anuncia o Valkyrie na pista em 2025
Foto: Aston Martin / Divulgação

Reparação histórica. Vou me apropriar do termo usado pelo amigo Rodrigo Mattar por conta do anúncio desta quarta (04): A Aston Martin vai entrar oficialmente na classe Hypercar com o Valkyrie a partir de 2025 do FIA WEC.

Isso significa que a marca inglesa voltará à classe principal das 24 Horas de Le Mans, na qual venceu em 1959. Outras vitórias vieram em classes, mas na principal é a única. Mas o anúncio feito tem muito mais significado...

Em setembro, este espaço já tinha falado desta possibilidade da Aston Martin voltar com força ao Endurance. Nos últimos anos, os ingleses estavam somente nos GTs e tinha retirado o apoio oficial às equipes clientes justamente por conta da situação quase falimentar da montadora, mesmo com a chegada de novos investidores capitaneados por Lawrence Stroll.

Cabe lembrar que o Valkyrie foi concebido em conjunto com a Red Bull, diretamente com a supervisão de Adrian Newey. O objetivo inicial era que este carro fosse para o FIA WEC dentro do regulamento dos Hypercars. Porém, as condições financeiras fizeram que os planos fossem adiados...

Mas os ventos começaram a mudar. Um ponto importante para este processo foi a Heart of Racing, criada pelo empresário norte-americano Gabe Newell. Um entusiasta da velocidade, Newell é um cliente da Aston Martin e entrou neste projeto. Tanto que a equipe será a operadora do programa e estará no IMSA na categoria GTP (equivalente a Hypercar).

Concebido por Adrian Newey, o Valkyrie usará seu motor original
Concebido por Adrian Newey, o Valkyrie usará seu motor original
Foto: Aston Martin / Divulgação

Até o presente momento, a Aston Martin é o único LMH que anuncia oficialmente tomar parte do IMSA. Pode ser que esta notícia possa incentivar Toyota e Ferrari a fazerem o mesmo caminho. O certo é que teremos pelo menos 1 Valkyrie andando em cada campeonato (IMSA e FIA WEC).

Novidades sobre motores e GTs

Mas o anúncio de hoje tem outros pontos interessantes...

Uma das dúvidas era que motor seria usado. A unidade original do Valkyrie é um V12 Cosworth de 6,5 litros que gera 1000 cavalos. A Aston Martin confirmou que este motor será mantido e adaptado para o uso do sistema híbrido. Para se adequar tanto para o FIA WEC como o IMSA, este motor perderá cerca de 25 a 30% de potência... Este processo será conduzido pela área de projetos especiais na nova fábrica que está sendo terminada na Inglaterra.

Aston Martin Vantage da Heart of Racing nas 6 Horas de Fuji
Aston Martin Vantage da Heart of Racing nas 6 Horas de Fuji
Foto: FIA WEC / FocusPackMedia - Gabi Tomescu

Outro ponto é que a Aston Martin irá trabalhar em um novo carro para as categorias GT3 e GT4, baseado no atual Vantage. A intenção é que este novo projeto seja disponível para os clientes a partir do início de 2024. Para o FIA WEC, os ingleses confirmaram que participarão da nova classe LMGT3, muito certamente com a Heart of Racing. A D’Station, que usa os Vantage, anunciou esta semana que volta para o SuperGT japonês e deixa a continuidade no FIA WEC em aberto.

Agora, fica a especulação de quem ficará responsável pelo desenvolvimento do Valkyrie e poderemos ter boas notícias em breve...

Quando assumiu a Aston Martin, Lawrence Stroll prometeu que a marca voltaria às competições no momento certo. Aos poucos, ele cumpre a sua promessa.

Parabólica
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