Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Até logo? Isotta Fraschini deixa o WEC imediatamente

Mesmo sendo a menor equipe na Hypercar, Isotta Fraschini vinha crescendo na temporada. Mas questões técnicas forçam a saída antes de Austin

21 ago 2024 - 14h50
(atualizado às 14h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Isotta Fraschini em ação em Interlagos. Até logo ou adeus?
Isotta Fraschini em ação em Interlagos. Até logo ou adeus?
Foto: Paulo Abreu / Parabólica

O carnaval terminou. 10 dias antes da sexta etapa da temporada 2024 em Austin, a Isotta Fraschini anunciou nesta quarta (21), o término imediato das suas operações no FIA WEC.

A simpática esquadra italiana, que foi até tema de artigo aqui neste espaço, mesmo reconhecendo os avanços obtidos ao longo do ano, alegou que não havia condições de seguir a parceria com a francesa Duqueine, responsável pela operação de pista do Tipo 6C. Por isso, a retirada imediata.

Segundo Miguel Valldecabres, responsável pela área de competições da Isotta, a decisão foi difícil de ser tomada e que competir no FIA WEC está sendo uma “grande honra e experiência”, ressaltando o resultado obtido nas 24 Horas de Le Mans. Porém, segundo o dirigente, a decisão de sair do WEC é uma “obrigação estratégica para conservar nossos recursos e garantir a continuidade de nosso projeto”.

Desde quando veio à publico a informação de que a partir de 2025 haveria a necessidade de cada marca alinhar pelo menos 2 carros na categoria Hypercar, a Isotta era tida como dúvida, embora confirmasse que estava trabalhando para cumprir o estabelecido. E vinha apresentando uma melhoria contínua de desempenho. Infelizmente, as 6 Horas de São Paulo acabaram sendo a última exibição da Isotta Fraschini no FIA WEC em 2024.

Interlagos foi o palco da ultima aparição (por enquanto) da Isotta Fraschini no WEC
Interlagos foi o palco da ultima aparição (por enquanto) da Isotta Fraschini no WEC
Foto: Paulo Abreu / Parabólica

É uma pena tal notícia, ainda mais sabendo do histórico do time até aqui, quando já havia tido uma troca de parceria antes da temporada: inicialmente, a operação de pista seria feita pela Vector Sport (atual equipe de Felipe Drugovich no Europeu de Endurance). Porém, desacertos técnicos e comerciais levaram os italianos a fechar acordo com a Duqueine.

No comunicado oficial, a Isotta Fraschini agradece a patrocinadores, parceiros, pilotos e fãs pelo apoio, bem como ao WEC e ao ACO pelo apoio e espera voltar em breve.  Em consulta junto ao time, veio a informação de que, em breve, devem trazer novidades.

Agora, é aguardar os próximos passos. Por enquanto, a Isotta Fraschini se junta a Vanwall e Glickenhaus à lista de marcas que deixam o FIA WEC nos últimos dois anos. Em breve, o Comitê Organizador (FIA/ACO) deverá começar o processo de seleção e inscrição para temporada 2025 (se o padrão dos últimos anos for seguido, as inscrições iniciarão em outubro indo até novembro).

Até aqui, só resta dizer: Arrivederci, Isotta (até logo, Isotta).

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade