Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chegada da 2ª etapa do Sertões 2013 acontece em cidade de astros sertanejos; conheça

26 jul 2013 - 07h56
(atualizado às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pirenópolis receberá agitação do "circo" do Sertões 2013</p>
Pirenópolis receberá agitação do "circo" do Sertões 2013
Foto: Divulgação

A cidade de Pirenópolis (GO) recebe a chegada da segunda etapa do Rally dos Sertões 2013 nesta sexta-feira e a largada da terceira etapa, rumo a Uruaçu (GO), no dia seguinte. Palco de uma das etapas também em outras duas edições da prova (2002 e 2011), a cidade é o ponto final de um deslocamento total de 249 km dos pilotos (84 km de especial), além de ser conhecida pelo artesanato, pelo folclore e por seus filhos mais ilustres: Zezé di Camargo e Luciano.

O caminho que leva os pilotos de Goiânia, ponto de largada do Sertões 2013, a Pirenópolis conta com uma especial curta para o ajuste dos equipamentos dos pilotos. O piloto Guilherme Spinelli, por exemplo, já admitiu que as primeiras etapas devem ser fundamentais para o ajuste de seu carro, o Mitsubishi ASX, ao terreno duro e compacto do percurso do rali – o veículo vinha sendo testado até então em terrenos mais arenosos e fofos.

<p>Dupla Zezé di Camargo e Luciano é natural de Pirenópolis</p>
Dupla Zezé di Camargo e Luciano é natural de Pirenópolis
Foto: Thiago Duran / AgNews

Fundada por bandeirantes em 1727 como Minas de Nossa Senhora do Rosário da Meia Ponte, a cidade teve como primeira atividade a extração de minérios. Com o ouro se escasseando no fim do século XVIII, o local passou a ter como carro-chefe da economia a agropecuária e o comércio. Em 1890, Pirenópolis passou a adotar seu nome atual, em referência à Serra dos Pireneus que circundam a cidade – que, por sua vez, foi batizada como “homenagem” aos Pirineus, cadeia de montanhas que separa França e Espanha.

Com igrejas construídas ainda no século XVIII e outras referências arquitetônicas locais, como o Teatro de Pirenópolis (1889) o Cine Pireneus (1919), a cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1989. Um ano depois, a dupla formada pelos irmãos Mirosmar José de Camargo e Welson David de Camargo começaram a fazer sucesso na música sertaneja com os nomes artísticos de Zezé di Camargo e Luciano.

Hoje, os principais atrativos da cidade são o artesanato e o turismo – principalmente o ecoturismo. A cidade também conta com a arte de hippies com prata, material de relativa abundância local. De quebra, Pirenópolis é palco da Festa do Divino Espírito Santo desde o século XIX, cujo auge celebra as Cavalhadas – representações das lutas entre cristões e mouros na Península Ibérica entre os séculos IX e XV.

Após a largada da segunda etapa nesta sexta-feira em Goiânia, os pilotos partem para Pirenópolis. Um deslocamento inicial de 133 km, com uma especial de 84 km e um deslocamento final de 32 km, reservando aos competidores um deslocamento total de 249 km. No dia seguinte, vão a Uruaçu, quando o rali começa de verdade: são 37 km de deslocamento inicial, 287 km de especial (183 km para caminhões) e 89 km de deslocamento final, totalizando 414 km.

O repórter viajou a convite da organização do Rally dos Sertões 2013

Veja mulheres que agitam o mundo da velocidade:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade