Clima instável marca GP da Áustria no fim de semana
Por causa do clima, os engenheiros precisam chegar em um equilíbrio entre refrigeração e resistência aerodinâmica
Neste último final de semana de junho teremos o GP da Áustria, a segunda prova de uma série de 3 GPs seguidos que teremos neste ano de 2024. E a Áustria traz alguns ingredientes que podem apimentar esta corrida.
Com o verão a toda na Europa, a temperatura do final de semana na Áustria deve ficar em torno dos 30°C, com muito sol e calor na sexta-feira, durante o treino Livre 1 e o qualy da corrida Sprint. No sábado, durante a corrida Sprint e o Qualy da corrida, a previsão também é de Sol e calor. No entanto, no domingo, dia da corrida, existe a possibilidade de pancadas de chuva na região do autódromo, devido a tempestades que atingiram o norte da Itália nos últimos dias. Isso aumenta a chance de chuva também na Áustria.
O calor também traz um ponto importante para as equipes quebrarem a cabeça, com a tradicional preocupação com a temperatura da pista e a degradação dos pneus durante a corrida, pois é esperado uma temperatura da pista em torno de 50-60°C, então, cuidar dos pneus C3, C4 e C5 da Pirelli será essencial.
Além disso, o gerenciamento do sistema de arrefecimento para lidar com o calor extremo também entra em pauta, deste modo a maior dúvida das equipes é entre favorecer o resfriamento ou a velocidade.
Assista ao vídeo com comentário de Charley Gima.
(*) Charley Gima é jornalista, produtor musical e criador do canal Fórmula FuteRock.