Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com domínio da Porsche, Fórmula E corre pela primeira vez na Índia

Mundial de carros elétricos terá desafio neste fim de semana pelas ruas de Hyderabad

9 fev 2023 - 21h07
(atualizado às 21h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Foto: Fórmula E

Neste sábado (11) será realizada a quarta etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, com o Greenko Hyderabad E-Prix, na Índia. As atividades no circuito de rua indiano terão início na sexta-feira (10), com a primeira sessão de treinos livres.

Com uma extensão de 2.835km e com 18 curvas, o circuito de rua de Hyderabad promete fortes emoções. Será uma das corridas mais quentes já registradas na história da categoria dos elétricos. A temperatura deve ultrapassar 32°C (90°F) e com baixa possibilidade de chuva - 9,2 mm.

A indiana Hyderabad se tornará neste fim de semana o 30º local de corrida da história da Fórmula E, com a categoria fazendo sua estreia no segundo país mais populoso do planeta. A quarta corrida da temporada 2023 será realizada no primeiro circuito de rua da Índia, às margens do lago Hussain Sagar e no NTR Gardens. Marca também o retorno do de um Campeonato Mundial da FIA ao país após uma década.

Pela primeira vez, a Mahindra Racing terá o apoio de uma apaixonada torcida, já que é a equipe da casa, e conta com o campeão da Fórmula E de 2016/17, o brasileiro Lucas di Grassi, e o companheiro de equipe Oliver Rowland.

''Indo para Hyderabad, sabemos onde precisamos melhorar após um fim de semana difícil em Diriyah'', acrescentou Oliver Rowland. ''Sabemos que os fãs estarão conosco e nos apoiando, o que nos dará um impulso extra para um bom desempenho''.

Capital do estado de Telangana, a cidade do segundo país mais populoso do mundo tem altitude média de 1.778 pés (542 metros), com vários lagos artificiais ao redor da pista.

Como está o campeonato no momento

A Era Gen3 começou com domínio do powertrain da Porsche, que pelo menos nas três provas já realizadas do campeonato, não deu chances para as demais adversárias, polarizando a disputa pelas vitórias entre dois pilotos: Pascal Wehrlein e Jake Dennis.

Se na Cidade do México, local do EPrix que inaugurou a Era Gen3 na Fórmula E, Jake Dennis venceu com sobras e fazendo com que Wehrlein se contentasse com o segundo lugar, o cenário se inverteu nas duas corridas seguintes em Diriyah, nas quais o piloto alemão da equipe TAG Heuer Porsche venceu, com o britânico da Avalanche Andretti em segundo.

Tanto TAG Heuer Porsche quanto Avalanche Andretti utilizam o mesmo powertrain, fabricado pela montadora alemã. Portanto, os dois protagonistas de momento da Fórmula E possuem em suas mãos, basicamente o mesmo carro.

Outras três equipes tentam se aproximar da briga entre Porsche e Andretti. A mais próxima é a NEOM McLaren, que conseguiu seu primeiro pódio na Fórmula E na corrida 2 de Diriyah com René Rast, e também sua primeira Julius Baer Pole Position, com o também estreante Jake Hughes (que marcou pontos em todas as corridas até o momento).

Envision Racing e Jaguar TCS Racing conseguiram bons resultados na rodada dupla de Diriyah e com isso, ficaram próximas da NEM McLaren. Sébastien Buemi voltou a sentir o gostinho de ser pole position depois de muito tempo, agora pela Envision, enquanto o dupla Sam Bird e Mitch Evans renovaram a confiança dentro da Jaguar.

A grande questão neste início de temporada, é que enquanto Envision, Jaguar, McLaren e Mahindra até conseguem ser rápidas o suficiente para garantirem os primeiros lugares do grid, Porsche e Andretti possuem um ritmo de corrida muito elevado, com uma boa combinação entre velocidade máxima e gerenciamento de energia, o que por enquanto, tem dado vantagem a Wehrlein e Dennis, mesmo quando ambos largam no meio do pelotão, como foi o caso na corrida 1 de Diriyah.

Aqui no Brasil, os fãs da Fórmula E poderão assistir os dois treinos livres da sexta-feira pelo YouTube oficial do Mundial de Carros Elétricos, enquanto as demais atividades do sábado serão transmitidas ao vivo pela TV Bandeirantes e o BandSports para todo o país.

O treino classificatório será às 2h10 (horário de Brasília), enquanto a largada do EPrix está prevista para às 6h30.

Confira abaixo, a programação deste fim de semana do EPrix de Hyderabad:

Sexta-feira, 10 de fevereiro

Treino Livre 1 – 07h55 – Transmissão: YouTube oficial da Fórmula E

Treino Livre 2 – 23h35 – Transmissão: YouTube oficial da Fórmula E

Sábado, 11 de fevereiro

Treino Classificatório – 02h10 – Transmissão: TV Bandeirantes e BandSports

Corrida/Largada – 06h33 – Transmissão: TV Bandeirantes e BandSports

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade