Com início de temporada animador, Cassidy fala sobre as diferentes pistas da Fórmula E
Atual líder do mundial de carros elétricos comentou com os jornalistas sobre as diferenças entre as pistas deste início de campeonato
Três pódios nas três primeiras corridas da temporada pela nova equipe, sendo um deles uma vitória incontestável e que lhe garantiu a liderança do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E após a rodada dupla de Diriyah, realizada no último fim de semana na Arábia Saudita. Este é o cenário atual para Nick Cassidy, neozelandês que está em seu ano de estreia pela Jaguar TCS Racing.
Após o vice-campeonato da temporada passada, Cassidy começou 2024 com um objetivo: conquistar o título mundial de pilotos. Para isso, trocou a Envision Racing pela equipe de fabrica da Jaguar, e a principio, os resultados estão aparecendo. Com 18 pontos de vantagem para o segundo colocado, o neozelandês chegará a São Paulo, próxima etapa do campeonato, como um dos favoritos a vencer na pista montada no Sambódromo do Anhembi.
E o favoritismo não é apenas por conta do início animador: Cassidy disputou até a linha de chegada com seu atual companheiro de Jaguar, Mitch Evans, pela vitória na etapa brasileira da Fórmula E. O pódio do E-Prix de São Paulo foi formado por três carros com powertrain Jaguar (Sam Bird foi o terceiro, na época era companheiro de Evans). Por isso, é impossível não apontar Nick como um dos favoritos a vitória.
Porém, Cassidy reconhece que não será fácil. Em entrevista com jornalistas de várias partes do mundo durante essa semana, o piloto neozelandês comentou sobre as diferenças entre as três primeiras pistas do calendário (Cidade do Mexico, Diriyah e São Paulo), e o quanto elas exigem de estratégias distintas.
“As três pistas são bem diferentes. Acho incrível ter traçados tão distintos na Fórmula E, é uma das coisas fantásticas do campeonato. Em termos de estilo de direção, acho que como piloto você está sempre se adaptando às diferentes circunstâncias. E eu acho que isso ocorre naturalmente, então precisamos primeiro ver quais condições vivenciamos ou quais desafios sentimos. Não é fácil apenas olhar o mapa do circuito e dizer o que vamos fazer. Tudo vai depender do momento, de qual será o cenário que vamos encontrar e nos adaptarmos a ele”, comentou Cassidy aos jornalistas em uma roundtable virtual organizada pela Fórmula E com os vencedores de cada E-Prix durante a semana pós corrida.
O circuito de rua de São Paulo utilizado na prova da temporada passada contou com 2,8 km de extensão e 11 curvas, com três longas retas, sendo uma delas a maior da temporada com 750 metros e que utiliza justamente a passarela do samba paulista, o Sambódromo, por onde desfilam os carros alegóricos da maior festa popular do país.
Para 2024, a expectativa é de poucas mudanças no traçado e por isso, a reta permanecerá como um dos grandes atrativos da corrida, principalmente para os fãs que estarão nas arquibancadas acompanhando a corrida. Inclusive, os ingressos para o E-Prix de São Paulo 2024 já estão à venda e podem ser adquiridos no site da Eleven Tickets.