Como Drugovich pode ser campeão da Fórmula 2 já na próxima etapa, em Zandvoort
O título da temporada de 2022 para o brasileiro pode vir já na Holanda, neste fim de semana. Cenário é difícil e improvável, entretanto — piloto da MP tem que somar no mínimo 36 pontos, enquanto Théo Pourchaire precisa zerar
F1 2022: VERSTAPPEN CONSEGUE VIRADA CATEGÓRICA E VENCE NA BÉLGICA | Briefing
A próxima disputa da temporada de 2022 da Fórmula 2 será na Holanda, já neste fim de semana — e poderemos ter brasileiro campeão. Se tudo der certo para Felipe Drugovich e errado para Théo Pourchaire, o piloto da MP irá conquistar o título em Zandvoort.
O saldo na Bélgica foi tão positivo que Drugovich saiu de Spa-Francorchamps em condições matemáticas de levantar o troféu já na Holanda. Com 25 pontos para a conta após a disputa belga — com direito à pole-position, 2º lugar na etapa principal e a 4ª posição na corrida sprint —, o piloto da MP viu Pourchaire abandonar no domingo e somar apenas 3 pontinhos.
A diferença entre os dois na tabela, portanto, está em 43 pontos: 205 para o brasileiro, 162 para o francês. Se Drugovich marcar 36 pontos em Zandvoort e Pourchaire zerar, o piloto da MP vai conquistar o título da temporada 2022 com duas etapas de antecedência.
Isso porque cada rodada permite ao piloto marcar até 39 pontos: dez da vitória na corrida sprint, 25 da prova principal, dois pontos para a pole-position e mais um ponto para a volta mais rápida em cada corrida do fim de semana. Drugovich teria de abrir 79 pontos para ser campeão, pois restariam a Pourchaire sair das duas rodadas finais com, no máximo, 78.
Devido ao sistema de pontuação da Fórmula 2, o brasileiro consegue chegar à meta de 36 pontos com duas combinações diferentes: vitória na corrida sprint e na disputa de domingo, com mais uma volta mais rápida; ou dois triunfos e a pole-position. Além de, claro, contar com um fim de semana desastroso para o francês da ART.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
É um cenário bastante improvável, mas Pourchaire já saiu zerado de um fim de semana na temporada, na Arábia Saudita. Já Felipe é o único piloto do grid a ter pontuado em todas as etapas, ficando fora dos pontos apenas na sprint em Mônaco e na corrida principal na Áustria.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2022 da F2. Faltam apenas três etapas para a conclusão do ano na categoria: além de Zandvoort, o calendário prevê a realização de corridas em Monza e Yas Marina.
VERSTAPPEN CORRE F1 2022 NO MODO EASY E HUMILHA NA BÉLGICA
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.