Como esporte a motor reagiu à manobra que colocou Chastain na final da Nascar
Manobra insana de Ross Chastain em Martinsville garantiu classificação do piloto ao Championship 4 da Nascar e gerou inúmeras reações no mundo do esporte a motor
A manobra bizarra de Ross Chastain em Martinsville deu ao piloto uma vaga na final da Nascar (Vídeo: Nascar)
A manobra insana que deu a Ross Chastain um lugar na grande final da Nascar, no próximo domingo (6), segue dando o que falar no mundo do automobilismo. O piloto da Trackhouse surpreendeu a todos os presentes no oval de Martinsville, no último fim de semana, quando optou por não pisar no freio na última curva, o que o fez arrastar o carro no muro até a linha de chegada e ganhar cinco posições — três a mais do que o necessário para se garantir no Championship 4.
A própria Nascar divulgou a reação de outros pilotos pelo rádio, entre eles o próprio Chastain e o eliminado Denny Hamlin, talvez o maior "prejudicado" pela manobra inesperada, já que foi justamente sua vaga que acabou ficando com Ross. É possível perceber um misto de surpresa com admiração, já que ninguém esperava ver o movimento feito pelo americano.
Chase Briscoe, por exemplo, definiu o momento como "a coisa mais legal que eu já vi na vida. Foi videogame puro. Isso foi incrível". Após cruzar a linha de chegada, Erik Jones também ficou curioso e perguntou ao engenheiro: "ele passou alguém fazendo isso?" — e a resposta não poderia ter sido mais clara: "ele foi ao Championship 4 fazendo isso".
Nascar divulgou reações de outros pilotos à manobra inesperada de Chastain em Martinsville (Vídeo: Nascar)
No cockpit do próprio Chastain, é possível perceber que o piloto foi avisado pela Trackhouse que ainda precisava de duas posições para se garantir na final — com apenas uma curva pela frente. Após ficar ciente da situação, o piloto se atirou no muro e seguiu acelerando, o que lhe rendeu nada menos do que cinco ganhos de posição até a linha de chegada.
Até Fernando Alonso, bicampeão mundial de Fórmula 1, se rendeu ao momento. O espanhol afirmou que "todos já fizeram isso" no videogame, mas que não esperava ver o movimento ser realizado na vida real.
"Essa é a melhor coisa do automobilismo em 2022", disse Alonso. "Todos fizemos isso no videogame com o dano do carro desligado. Nunca pensei que isso pudesse se tornar realidade", postou o bicampeão mundial em suas redes sociais.
Além das manifestações de Briscoe [14], Jones [43], Chastain [1], Hamlin [11] e Alonso, é possível notar a surpresa de Joey Logano [22] — também na final —, Darrell Wallace Jr. [45] e Chase Elliott [9] no vídeo produzido pela Nascar.
A categoria encerra suas atividades na temporada 2022 no próximo domingo, em Phoenix, com a grande final disputada por Logano, Chastain, Elliott e Christopher Bell.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.