Correa é punido e perde pole da sprint da F3 na Itália para Colapinto. Collet sai em 2º
Juan Manoel Correa recebeu punição de dez posições no grid de largada da F3 por desrespeitar bandeira amarela após acidente de Hunter Yeany. Com isso, Franco Colapinto herda pole da corrida sprint e Caio Collet completa primeira fila
ENZO FITTIPALDI É SONDADO POR EQUIPES DA F1 E IMPRESSIONA ALONSO
A classificação que definiu o grid de largada da etapa da Itália na Fórmula 3, nesta sexta-feira (9), teve o resultado alterado pela direção de prova após o fim. Nono colocado ao final da sessão, Juan Manuel Correa teve sua volta mais rápida deletada por não ter respeitado a bandeira amarela no acidente de Hunter Yeany — em momento no qual deveria diminuir a velocidade — e recebeu dez posições de punição no grid pelo incidente.
A decisão impacta diretamente a corrida do brasileiro Caio Collet, que havia garantido a 12ª posição no grid de largada da prova principal — como a disputa de sábado tem o grid invertido entre os 12 primeiros, o piloto da MP largaria na pole. Agora, Collet subiu para o 11º lugar ao ganhar uma posição com a punição de Correa, e vê Franco Colapinto largar à frente na sprint.
Collet ia largar em primeiro na corrida sprint, e agora vai completar primeira fila ao lado de Colapinto (Foto: Dutch Photo Agency)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Outros dois pilotos receberam a mesma punição de Correa: Reece Ushijima e Francesco Pizzi, que estavam classificados respectivamente em 22º e 20º, vão largar do fundo do grid.
Os envolvidos na disputa pelo título da categoria não foram afetados pelas mudanças, com a exceção de Isack Hadjar: o piloto da Academia Red Bull, que havia abandonado a classificação após sofrer um acidente, ganhou um posto e subiu do 16º para o 15º lugar.
Agora, a ordem de classificação dos 12 primeiros na corrida sprint fica da seguinte forma: Colapinto, Collet, Pepe Martí, Jonny Edgar, Jak Crawford, William Alatalo, Ollie Bearman, Arthur Leclerc, Victor Martins, Roman Stanek, Zane Maloney e Aleksandr Smolyar. No domingo, essa ordem se inverte para a largada da prova principal.
A corrida 1 deste fim de semana acontece no sábado, a partir das 5h35, enquanto a grande final está marcada para o dia seguinte, às 3h35 (sempre no horário de Brasília).
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.