Correa volta ao grid da F2 em 2023 e forma dupla com Verschoor na Van Amersfoort
Quase quatro anos após se envolver no acidente que matou Anthoine Hubert na Bélgica e chegar a ficar em coma induzido, Juan Manuel Correa vai retornar ao grid da Fórmula 2 no ano que vem
Após disputar as duas últimas temporadas na Fórmula 3, Juan Manuel Correa retornará ao grid da Fórmula 2 para disputar a temporada 2023 com a Van Amersfoort. O anúncio foi feito pela equipe holandesa nesta terça-feira (20), e ele vai formar dupla com Richard Verschoor.
Correa fez sua estreia na F2 em 2019, com a Charouz, e disputou oito das 12 rodadas realizadas naquele ano. Mas o grave acidente sofrido na Bélgica, que acabou matando Anthoine Hubert, o tirou do resto da temporada. No ano seguinte, ele retornou à F3, defendendo a ART por dois anos.
"Voltar para disputar a temporada completa da Fórmula 2 significa para mim mais do que a maioria das pessoas pode imaginar", disse o piloto nascido no Equador. "Não é apenas uma conquista em si estar nesse grid, mas é também a realização de um objetivo que esteve no centro dos meus esforços nos últimos três anos, portanto é uma conquista muito emocionante", acrescentou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Por conta do acidente em Spa-Francorchamps, Correa chegou a ser colocado em coma induzido pelos médicos para tratar uma insuficiência respiratória. O piloto fraturou as duas pernas e os pés, além de uma pequena lesão na coluna. Foi justamente o carro do piloto naturalizado americano que se chocou contra o de Hubert a 218 km/h entre a Eau Rouge e a Raidillon ainda na segunda volta da corrida principal.
"Sou muito grato pela oportunidade que a Van Amersfoort me deu. Estou com muita fome, muito motivado, e sei que a equipe também está desse jeito. Tenho certeza de que nós, a equipe e meu colega Richard, formaremos um grande time e proporcionaremos um ótimo ambiente de trabalho para todos. Vamos nos pressionar para melhorarmos continuamente, pois todos querem ir bem no próximo ano", frisou.
"A F2 é uma categoria competitiva, e acho que a Van Amersfoort fez um trabalho muito bom em seu primeiro ano na competição. Com a pouca experiência que tiveram, tiveram um desempenho impressionante. Estou ansioso para trabalhar ao lado deles e ajudar o time a melhorar", completou Correa.
Rob Niessink, diretor-executivo da VAR, destacou o comprometimento de Juan Manuel e também a experiência adquirida ao longo dos anos. "Estamos ansiosos para iniciar a temporada da F2 com essa formação de pilotos. Nossa equipe está extremamente motivada para crescer em ritmo acelerado."
"Estamos convencidos de que Juan Manuel e Richard vão se completar dentro e fora da pista, o que vemos como um forte trunfo. Por enquanto, estamos fazendo uso total das férias de inverno, permitindo que os pilotos e a equipe se conectem ainda mais e se preparem para a abertura da temporada, no Bahrein", concluiu o dirigente.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.