Definido novo formato de classificação para o WEC em 2024
Após reunião do Conselho Mundial, FIA anunciou uma série de mudanças para diversas categorias, inclusive o FIA WEC. Saiba mais aqui
Durante a reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, nesta quinta-feira (19), realizada em Genebra (Suíça), várias decisões foram tomadas em relação às diversas categorias controladas pela entidade. Como uma das principais, o WEC não passou batido: os regulamentos técnicos da nova categoria LMGT3 e um novo formato de classificação foram aprovados.
Atualmente, o FIA WEC, com exceção das 24 Horas de Le Mans, conta com 2 ou 3 sessões de treinos livres com duração que pode variar de uma a uma hora e meia, com uma classificação de 15 minutos para cada classe (Hypercar, LMP2 e LMGT Am).
Com o fim da disputa da LMP2 em 2024 (que só aparecerá em Le Mans), a organização manteve o formato dos treinos livres, mas mudou a classificação. De acordo com o novo formato, as classes de protótipos e GT3 terão duas partes. Assim, cada classe irá para a pista para uma sessão de 12 minutos, seguida por uma sessão de superpole de 10 minutos para os 10 carros mais rápidos.
Inscritos e 24 Horas de Le Mans: definições virão até dezembro
Com a aprovação por parte do Conselho Mundial, as inscrições para a temporada 2024 do FIA WEC serão abertas nesta sexta, dia 20/10. Até o dia 26/11, a Comissão de Seleção deverá anunciar a lista final das equipes que participarão do campeonato. Se espera que a Hypercar deverá ter até 18 carros e a LMGT3 deverá ficar com 20 carros.
Sobre as 24 Horas de Le Mans, o Automobile Club de L'Ouest (ACO) deverá anunciar as regras específicas para a prova até o final de dezembro. O que se sabe é que 15 vagas serao abertas para carros da classe LMP2 e a lista final só virá em 2024.