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Di Grassi projeta ganho "muito fácil" de 5s para Gen3 até 2025: "Mudanças funcionais"

Agora piloto da Mahindra, brasileiro analisou novo carro da Fórmula E e apontou possíveis pontos de melhoria

12 jan 2023 - 13h43
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Lucas Di Grassi está de equipe nova para 2023
Lucas Di Grassi está de equipe nova para 2023
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Uma nova era da Fórmula E está prestes a começar com uma nova geração de carros — o Gen3. Apesar do carro ainda apresentar incertezas em relação a sua performance, há a esperança de uma evolução significativa com o passar dos anos — ao menos por parte de Lucas Di Grassi.

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O brasileiro está de equipe nova nessa temporada — após passar os dois últimos anos na Venturi, Di Grassi vai dar seus primeiros passos com a Mahindra. Ele opinou como o carro poderia ganhar até cinco segundos a mais de velocidade até 2025, começando pelos pneus Hankook, que serão adotados a partir dessa temporada.

"Eles [Hankook] fizeram o pneu mais duro e consistente, essa era a ideia. O pneu tem uma aderência muito boa durante o tempo que dura, você pode fazer toda a semana de testes aqui com um jogo de pneus. Não há mágica aqui. Se você fizer um pneu mais macio, terá menos voltas. Você faz um pneu mais duro e ele dura mais", analisou.

Após um ano com a Venturi, Di Grassi será piloto da Mahindra na Fórmula E
Após um ano com a Venturi, Di Grassi será piloto da Mahindra na Fórmula E
Foto: Mahindra / Grande Prêmio

"Então, eles fizeram seu trabalho, não é que Hankook fez um pneu ruim, eles fizeram um pneu muito bom, mas acho que se fizermos um semi-slick mais macio, você pode ir dois ou três segundos mais rápido imediatamente", pontuou.

A diferença do Gen3 é considerável, se comparada com a geração anterior. Os trens de força, por exemplo, agora têm duas partes: uma na traseira e outra na dianteira. Di Grassi também opinou em algumas mudanças que poderiam ser feitas para fazer com que os carros pudessem ser mais rápidos.

"Algumas mudanças no design do carro [poderiam ser feitas], mas mudanças funcionais, não estéticas. Então, se você fizer o MGU dianteiro fornecer talvez 50kW nas curvas, poderá ganhar mais um segundo. Então, para o carro ganhar cinco segundos, é muito fácil", pontuou.

"Mudanças funcionais na aerodinâmica do carro farão com que ele tenha um pouco mais de downforce e muito menos arrasto, então o carro voltaria talvez meio segundo mais rápido no topo ou até um segundo mais rápido", finalizou.

Além de Di Grassi, o também brasileiro Sérgio Sette Câmara está de casa nova: da Dragon para a NIO. A primeira corrida da temporada 2022/2023 da Fórmula E acontece já nesse sábado (14), com o ePrix do México — que contará com cobertura do GRANDE PRÊMIO.

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