Dobradinha da Jaguar TCS Racing no E-Prix de Mônaco da Fórmula E
Mitch Evans e Nick Cassidy, da Nova Zelândia, demonstraram maestria na pista
Mônaco testemunhou um espetáculo de estratégia na oitava etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E neste sábado (27), com a equipe britânica Jaguar TCS Racing conquistando uma impressionante dobradinha.
Mitch Evans e Nick Cassidy, da Nova Zelândia, demonstraram maestria na pista, utilizando com eficácia o jogo de equipe nos Attack Mode, e praticamente dominaram a corrida de ponta a ponta.
O pódio no famoso circuito de rua do Principado foi completado por Stoffel Vandoorne, da DS Penske, e Jean-Éric Vergne, também da DS Penske, na quarta posição. Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, que largou na pole-position, ficou em quinto lugar na corrida e lidera o Mundial dos carros elétricos com 102 pontos.
Os brasileiros Sérgio Sette Câmara, da ERT, e Lucas di Grassi, da ABT Cupra, enfrentaram dificuldades em Mônaco, chegando em 19º e 11º lugar, respectivamente. Sette Câmara foi tocado durante a corrida, resultando na perda de várias posições, enquanto Di Grassi mostrou uma recuperação impressionante, quase alcançando o top 10.
Essa foi a 124ª corrida na história da Fórmula E e a quarta realizada em Mônaco desde a estreia da categoria no local. Mitch Evans, que conquistou sua primeira vitória no Principado, havia estado próximo da vitória em outras ocasiões no E-Prix.
"A conquista dessa vitória tão almejada representa o resultado de um esforço incansável. Mônaco é uma fonte inesgotável de histórias e é uma verdadeira honra ver meu nome eternizado aqui", declarou Evans, líder do Mundial dos construtores pela Jaguar. "Nossa estratégia foi impecável. Eu estava confiante na vitória, embora saibamos que nunca se pode prever o que vai acontecer, mas alcançamos nosso objetivo e foi um resultado fantástico para toda a equipe."
A estratégia da Jaguar TCS Racing foi um dos pontos altos da temporada, com a dupla Evans e Cassidy assumindo a liderança na volta 11, após largarem na segunda fila. A partir daí, o domínio da equipe foi evidente, com Evans mantendo uma vantagem de três segundos à frente, enquanto Cassidy segurava o pelotão, permitindo que Evans aproveitasse o modo ataque e mantivesse a liderança. As entradas do safety car também foram aproveitadas de maneira inteligente pela equipe.
Ao longo das oito corridas deste ano, a Fórmula E viu sete vencedores diferentes, com apenas Pascal Wehrlein conquistando duas vitórias. As próximas etapas serão realizadas em Berlim, na Alemanha, nos dias 11 e 12 de maio, como parte da décima temporada que conta com um total de 16 E-Prix.
A Fórmula E, reconhecida como o primeiro campeonato mundial elétrico da FIA, destaca-se como o único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a sua concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes em algumas das cidades mais icônicas do mundo, promovendo o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a mobilidade limpa através do automobilismo de alta-performance.