Drugovich abre 43 de frente após Bélgica e tem match-point na F2. Confira classificação
Com os 25 pontos somados na Bélgica mais o abandono de Théo Pourchaire na corrida principal, Felipe Drugovich abriu 43 de vantagem na classificação e já pode ser campeão da F2 em Zandvoort, próxima etapa da temporada 2022
Felipe Drugovich não só recuperou o terreno perdido para Théo Pourchaire nas últimas etapas da F2, como saiu da Bélgica em condições matemáticas de ser campeão já na rodada seguinte, na Holanda. O brasileiro abriu 43 de vantagem para o francês na classificação e se marcar 36 pontos em Zandvoort — duas vitórias mais uma volta mais rápida — e Pourchaire zerar, conquista o título da temporada 2022 com duas etapas de antecedência.
Cada rodada permite ao piloto marcar até 39 pontos: dez da vitória na corrida sprint, 25 da prova principal, dois pontos para a pole-position e mais um ponto para a volta mais rápida em cada corrida do fim de semana. Drugovich teria de abrir 79 pontos para ser campeão, pois restariam a Pourchaire sair das duas rodadas finais com, no máximo, 78.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Felipe Drugovich saiu da Bélgica com chances matemáticas de ser campeão já na Holanda (Foto: Dutch Photo Agency)
É um cenário bastante improvável, mas Pourchaire já saiu zerado de um fim de semana na temporada, na Arábia Saudita. Já Felipe é o único piloto do grid a ter pontuado em todas as etapas, ficando fora dos pontos apenas na sprint em Mônaco e na corrida principal na Áustria.
Na Bélgica, o representante da ART saiu apenas com os três pontos do sexto lugar na prova curta de sábado. No domingo, o francês abandonou ainda na volta 3, enquanto Drugovich terminou em segundo, atrás de Jack Doohan. Na sprint race, o líder do Mundial chegou em quarto, anotando cinco pontos na tabela.
Logan Sargeant manteve o terceiro posto ao conquistar oito pontos na corrida principal. O americano tem 127 pontos e ainda tem chances matemáticas, mas depende muito de vitórias e abandonos de Drugovich para virar o jogo.
Jack Doohan deu um belo salto na classificação com o segundo lugar na sprint e a vitória na corrida principal em Spa e agora é o quarto colocado, com 121 pontos. Liam Lawson também subiu bastante, passando de oitavo para quinto com os dois pódios conquistados no fim de semana belga.
Enzo Fittipaldi, por sua vez, caiu para sexto por ter feito apenas dez pontos com o quinto lugar na corrida de domingo. Mesmo assim, o brasileiro segue brigando pelo top-10 em praticamente todas as corridas, ajudando a levar a Charouz ao sétimo posto entre os Construtores.
Ayumu Iwasa manteve a sétima colocação no Mundial após a rodada da Bélgica, com Jehan Daruvala na sequência. O indiano da Prema teve um fim de semana bastante complicado e sem pontos e caiu de quinto para oitavo na classificação.
Frederik Vesti também saiu zerado de Spa-Francorchamps e agora é o nono, mantendo os 91 pontos conquistados até a Hungria. Jüri Vips fecha o grupo dos dez primeiros.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.