Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Elliott herda vitória da Nascar em Pocono após desclassificações de Hamlin e Kyle Busch

Inspeção da categoria viu problema no acabamento do para-choque dos carros de Denny Hamlin e Kyle Busch, que haviam cruzado a linha de chegada em 1º e 2º, respectivamente. Com isso, o originalmente terceiro colocado Chase Elliott conquistou o triunfo

25 jul 2022 - 08h33
Compartilhar
Exibir comentários
Chase Elliott cruzou a linha de chegada em terceiro, mas venceu etapa da Nascar em Pocono
Chase Elliott cruzou a linha de chegada em terceiro, mas venceu etapa da Nascar em Pocono
Foto: Nascar / Grande Prêmio

F1 2022: LECLERC BATE E VERSTAPPEN VENCE GP DA FRANÇA DE FÓRMULA 1. HAMILTON É 2º | Briefing

Denny Hamlin liderou 21 das 160 voltas no circuito de 2.5 milhas da Pensilvânia, cruzou a linha de chegada em primeiro, mas não levou a vitória para casa. Isso porque na inspeção feita pela Nascar após a etapa deste domingo (24), em Pocono, tanto o piloto quanto seu parceiro de Joe Gibbs, Kyle Busch - segundo colocado -, foram desclassificados da disputa. Com isso, Chase Elliott herdou o triunfo - tendo originalmente recebido a bandeirada na terceira posição.

A dobradinha da Joe Gibbs caiu por terra quando a categoria americana detectou um material diferente no acabamento do para-choque dos carros #11 e #18. A Nascar não havia encontrado o problema na primeira inspeção, antes da corrida começar, por conta dos adesivos - que não são retirados do veículo à ocasião, algo comum na inspeção pós-prova.

"Descobrimos alguns problemas que afetaram a aerodinâmica dos veículos. E não havia realmente nenhuma razão pela qual havia algum material que estava em algum lugar que não deveria estar, e isso basicamente se resume a uma desclassificação", justificou o diretor da Nascar, Brad Moran.

Piloto da Joe Gibbs largou da pole-position (Foto: Nascar)

"Vimos o suficiente para garantir a desclassificação, e estamos trazendo os veículos de volta para uma avaliação mais aprofundada. Então, vamos olhar os dois carros muito mais de perto, mas a partir de agora, não, esperamos não encontrar mais nada. Mas vamos inspecioná-los ainda mais quando voltarmos ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento", completou Moran.

Na corrida, Hamlin havia confirmado sua pole-position para vencer pela terceira vez em 2022. Com a oportunidade de apelar da decisão até esta segunda-feira (25), a Joe Gibbs garantiu ficar de olho na situação.

"Ficamos chocados ao saber da infração que fez com que nossos dois carros falhassem a inspeção técnica pós-corrida da Nascar", disse o proprietário da equipe, Joe Gibbs, em comunicado. "Planejamos revisar todas as partes do processo que levou a essa situação", adicionou.

Comemoração em vão do desclassificado Denny Hamlin (Foto; Nascar)

Essas foram as primeiras desclassificações da Cup Series da Nascar desde que a categoria implementou uma rigidez maior nas inspeções pós-prova, em 2019. Entretanto, não foi a primeira vez que o terceiro colocado em uma corrida herdou a vitória - em 2006, em Talladega, Ricky Bobby e Jean Girard tomaram o DQ, e Cal Naughton Jr. triunfou, portanto.

Com Hamlin e Kurt Busch fora da disputa, Chase Elliott foi oficialmente declarado vencedor, com Tyler Reddick em segundo e Daniel Suárez alçando à terceira posição. Christopher Bell e Kyle Larson completaram o top-5. Michael McDowell, Martin Truex Jr., Bubba Wallace, Erik Jones e Austin Dillon fecharam a lista de dez primeiros colocados.

A Nascar volta às ações já na próxima semana, em Indianápolis, para a disputa da 22ª etapa da categoria em 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade