Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estreante na rota, Uruaçu tem lago como marca registrada; conheça

27 jul 2013 - 07h49
(atualizado às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cidade do interior brasileiro é rica em belezas naturais</p>
Cidade do interior brasileiro é rica em belezas naturais
Foto: Divulgação

A cidade de Uruaçu (GO), linha de chegada da terceira etapa do Rally dos Sertões 2013, é relativamente nova: fundada em 4 de julho de 1931, completou há poucas semanas 82 anos. No entanto, não é apenas neste sentido que os uruaçuenses são novidade: a cidade também é uma das estreantes a rota da competição. Pela primeira vez, a população local terá contato com a principal competição off road do automobilismo brasileiro.

A cidade é conhecida no interior de Goiás por ter em seu território o Lago da Serra da Mesa, o segundo maior lago do Brasil (1,7 mil km²). O acidente geográfico atrai diversos amantes da pesca esportiva e praticantes de esportes, e como acontece bom boa parte do roteiro do Sertões 2013, é ponto procurado por amantes do ecoturismo. Na aquicultura, cerca de 30 toneladas de peixes são criados por ano.

A história da cidade, porém, começa antes de 1931. Mais exatamente em 1914, quando a família fundadora da cidade deixou a região onde morava – o atual território da vizinha Niquelândia – e se estabeleceu nos arredores. Ali, começou a levantar uma cidade rival, onde o pagode de viola se fundiu com as culturas quilombola, indígena e cigana.

Com cerca de 37 mil habitantes, a cidade viu sua principal referência hidrográfica ganhar forma na década de 80, graças à cronstrução da Usina Hidrelétrica da Serra da Mesa. O lago para a inundação dos arredores foi concluído em 1986, mas seu enchimento só foi concluído em 1998. Na mesma época, a usina se tornou operacional.

Na tarde deste sábado, Uruaçu também recebe os competidores da terceira etapa do Rally dos Sertões de 2013, que partem de Pirenópolis (GO). No dia seguinte, partem para Porangatu (GO), palco da chegada da quarta etapa.

Veja mulheres que agitam o mundo da velocidade:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade