F-1: Norris larga mal, mas vence e encerra hegemonia de Verstappen no GP da Holanda
Piloto holandês ainda lidera o campeonato, agora com 295 pontos contra 225 do rival; vantagem antes do GP era de 78 pontos
Lando Norris, da McLaren, estragou a festa da Max Verstappen no circuito de Zandvoort neste domingo e venceu o GP da Holanda da Fórmula 1. O tricampeão mundial, da Red Bull, terminou na segunda posição, e Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio.
As arquibancadas do circuito holandês forradas de laranja testemunharam a primeira vez desde que a corrida voltou ao calendário da categoria, em 2021, que o piloto no topo do pódio não foi Verstappen. Foi a segunda vitória de Norris, que conseguiu a volta mais rápida da corrida ao terminar o GP, na F-1.
O holandês ainda lidera o campeonato, agora com 295 pontos contra 225 de Norris. A vantagem do holandês antes do GP deste domingo era de 78 pontos.
Segundo no grid, Verstappen saiu bem e assumiu a liderança já antes da primeira curva para delírio dos torcedores. Norris não conseguiu uma boa largada após conquistar a pole position. A McLaren viu ainda seu outro piloto, Oscar Piastri, perder posição já no início da corrida. George Russell, da Mercedes, saindo do quarto posto, deixou Piastri para trás e assumiu o terceiro lugar.
Norris tentou retomar a liderança pela primeira vez na 17ª volta, quando diminuiu a vantagem de Verstappen e conseguiu acionar a asa móvel. O piloto da Red Bull conseguiu fechar a porta, mas, pelo rádio, reclamou dos pneus.
Na volta seguinte, Norris não deu chances para Verstappen manter a posição e assumiu a liderança. "Qual o plano agora?", questionou Norris pelo rádio após a ultrapassagem. A McLaren perguntou qual era a situação dos pneus e ouviu que estavam OK. A orientação foi para manter o plano A.
Menos de oito voltas depois, a vantagem da Mclaren sobre Verstappen já era mais de cinco segundos. Entre os quatro primeiros colocados, o primeiro a parar nos boxes foi Russell, na 27ª das 72 voltas previstas.
O piloto da Mercedes voltou à pista atrás de Charles Leclerc, da Ferrari, que já havia feito sua parada. Verstappen foi trocar os pneus no giro seguinte, e Norris foi chamado para os boxes na sequência.
Com um carro mais veloz, a McLaren optou por estratégia menos arriscada. Apesar do trabalho mais lento em relação à Red Bull (3,1s contra 2,5s), Norris voltou à frente de Verstappen. Piastri assumiu a liderança do GP.
O cenário só mudou na 34ª volta, quando Piastri foi fazer sua troca de pneus. Após todos pararem nos boxes, a classificação mostrava Norris na liderança, seguido por Verstappen, Leclerc, Russell e Piastri.
Na 40ª volta, pouco depois de os comissários da FIA anunciarem uma punição para Lance Stroll por excedera velocidade permitida no pit lane, Piastri conseguiu ultrapassar Russell com facilidade. Com um bom ritmo, a Mclaren via Norris abrir vantagem para Verstappen (6,3s) e Piastri partir em busca de Leclerc, que estava menos de quatro segundos à frente.
De maneira confortável, Norris foi abrindo vantagem. Piastri se aproximou de Leclerc, mas foi incapaz de um ataque mais consistente.
A próxima etapa do Mundial de F-1 será o GP da Itália, que acontece no dia 1º de setembro, no autódromo de Monza.
Confira o resultado do GP da Holanda:
- Lando Norris (ING/McLaren)
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 22s896
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 25s439
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 27s337
- Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 32s137
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 39s542
- George Russell (ING/Mercedes), a 44s617
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 49s599
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), 1min10s977
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a uma volta
- Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a uma volta
- Daniel Ricciardo (AUS/RB), a uma volta
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a uma volta
- Alexander Albon (TAI/Williams), a uma volta
- Esteban Ocon (FRA/Alpine), a uma volta
- Logan Sargeant (EUA/Williams), a uma volta
- Yuki Tsunoda (JAP/RB), a uma volta
- Kevin Magnussen (DIN/Haas), a uma volta
- Valtteri Bottas (FIN/Kiclk Sauber), a duas volta
- Guanyu Zhou (CHN/Kick Sauber), a duas voltas