Nelsinho Piquet toma frente para levar Fórmula E ao Rio de Janeiro; IndyCar também está interessada
Nelsinho Piquet pretende levar a Fórmula E para o Rio de Janeiro em 2021. O primeiro campeão da série totalmente elétrica de monopostos está em negociação para obter a concessão e adaptar um circuito de rua no Parque Olímpico - construído em 2012 no lugar do Autódromo de Jacarepaguá - para receber provas da Fórmula E, Porsche, Stock Car e IndyCar.
"A FE sempre quis vir para cá (Rio de Janeiro), o mercado mais importante da América do Sul", disse Nelsinho em entrevista ao 'Motorsport.com'.
"As montadoras estão colocando muita pressão. Só que a FE nunca teve alguém competente para pôr a categoria no Brasil. Chegaram a anunciar uma prova, mas não é assim que funciona.
"A primeira vez que o trabalho está sendo feito direito é agora. Um grupo de empresários chegou até mim querendo fazer (a corrida) e eu falei que 'tudo bem, mas vamos fazer direito'.
Nelsinho comentou que "dinheiro não é o mais difícil", enquanto busca apoio de todos os envolvidos para concretizar o que seria o primeiro ePrix do Rio de Janeiro, o primeiro no Brasil. Depois de alguns projetos apresentados para a corrida ser realizada nas ruas da capital carioca, Piquet afirmou que "no resto da cidade, não dá".
"Dinheiro, para ser honesto, não é o mais difícil. O mais difícil realmente é ter aval para que todos apoiem. A categoria veio e aprovou o local, no Parque Olímpico. Com isso, eles mandam todas as mudanças que precisamos fazer, mas é o local adequado. No resto da cidade, não dá.
Além da Fórmula E, Piquet quer levar outras corridas para o Parque Olímpico. Porsche e Stock Car, além da IndyCar, foram citadas pelo brasileiro.
“Lá, eu vou ter a concessão da pista, que vai ser minha. E eu quero ter vários tipos de corrida: levar a Porsche, a Stock Car… E a Indy já entrou em contato comigo, louca para fazer uma corrida no Brasil. Mas vamos com calma.
“A pista não vai poder ser idêntica e teremos mudanças para cada categoria, mas Stock, Porsche e Indy é possível. Só que está no início, vou ver todos os contratos direitinho. São detalhes que vão acontecer nas próximas semanas e ainda não me dão a certeza de ter todas.
“O ideal, que eu gostaria, é transformar o velho Jacarepaguá numa pista de rua, como era Valência alguns anos atrás, quando eu corria de F1. Seria bacana fazer uma opção de pista que não atrapalhasse e permitisse fazer as adaptações para todas as categorias.
“O contrato está na minha mão e, como promotor, provavelmente vou ter que pegar uma empresa para fazer a parte de ingresso, montar a arquibancada e todas essas coisas, que eu não tenho a experiência para fazer.
"E o terreno do Parque Olímpico não é só do governo.
“Tem parte que é da Aeronáutica e o terreno é divido em três áreas, então não é só chegar e fazer mudanças. A gente vai ter que ir em diferentes órgãos para ter o aval de todo mundo.
"E tem o Rock In Rio, então isso é algo que tem de ser alinhado, para não atrapalhar o evento deles. Mas em termos de calendário, não há problema. Uma vez que estiver tudo ok, a gente vai aos ‘finalmentes’ para assinar realmente o contrato de trazer a prova para cá", concluiu.
Quer assistir ao vivo às corridas da Indy, Fórmula 2, Fórmula 3 e Superbike? Acesse http://f1mania.vc/4K e experimente a DAZN grátis por 1 mês!
Receba as notícias da F1Mania pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HA74fR3PiN1AOcPsVZjBaT
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – F1MANIA VISITA HOMENAGENS A AYRTON SENNA EM IMOLA:
Alexander Sims e o desejo de “espalhar a mensagem” da sustentabilidade com a Fórmula E:
500 MILHAS DE KART GRANJA VIANA 2019 | Melhores Momentos da 23ª edição:
Fórmula 1 faz tributo à Ayrton Senna no Parque do Ibirapuera:
Visitamos o DAYTONA INTERNATIONAL SPEEDWAY | FÉRIAS F1MANIA: