F2: da última à primeira posição; Bortoleto vence em Monza
Com a vitória, Bortoleto está a apenas 10,5 pontos do primeiro colocado, restando 3 etapas na temporada.
O piloto brasileiro, após o feito inédito na Fórmula 2, avança na tabela e diminui a diferença para o primeiro colocado.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, de 19 anos, venceu neste domingo (1º) a etapa de Monza no campeonato de Fórmula 2, na Itália. A vitória foi ainda mais impressionante devido à posição de largada de Gabriel, que começou a corrida na 22ª posição — a última.
Bortoleto largou com pneus supermacios, ultrapassando diversos adversários já na primeira volta e chegando à segunda volta na 15ª posição. O brasileiro contou com talento, estratégia e um pouco de sorte para alcançar a primeira posição na 15ª volta, para nunca mais perder.
O piloto da Invicta Racing e Junior da McLaren agora tem 154,5 pontos no campeonato de pilotos da Fórmula 2, com apenas 10,5 de diferença para o atual líder da tabela, Isack Hadjar. Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023, conquistou 25 pontos na tabela com a vitória em Monza.
Confira o P5 da etapa de Monza
- 1º - Gabriel Bortoleto (BRA) - Invicta
- 2º - Zane Maloney (BAR) - Rodin
- 3º - Richard Verschoor (HOL) - Trident
- 4º - Kimi Antonelli (ITA) - Prema
- 5º - Joshua Dürksen (PAR) - AIX
Apesar de ter feito uma Quali ruim, Gabriel Bortoleto disse ter estado confiante para a corrida principal. Em entrevista à Band, ele comemorou o feito jamais antes realizado na Fórmula 2:
"Uma corrida como essa, não tem como ser melhor, não tem como. Foi perfeito! Largando de último […] É uma emoção que eu nunca vou esquecer na minha vida", afirmou muito emocionado.
Outras corridas
Esta é a segunda vitória do piloto brasileiro na F2. A primeira foi na 7ª etapa do campeonato de 2024, na corrida da Áustria, onde ele largou em 2º, perdeu algumas posições mas fez ultrapassagens até assumir a ponta.
Bortoleto assumiu a 2ª colocação do campeonato de pilotos da F2 na etapa anterior a de Monza, na Bélgica, em Spa, no dia 28 de julho, após terminar a corrida também na 2ª posição, em uma disputa acirrada entre os 3 primeiros colocados.
O CEO da McLaren, equipe na qual o brasileiro corre como piloto júnior, na F1 Academy, celebrou a vitória de Bortoleto no Instagram:
"Inacreditável! De último colocado ao primeiro lugar. A demonstração perfeita do talento excepcional que Gabriel tem! Estamos orgulhosos de você.", escreveu Zak Brown.
Com 3 corridas restantes na temporada de 2024, o jovem talento brasileiro possui a chance de ampliar seus resultados e vencer o campeonato de Fórmula 2 já no seu ano de estreia. A próxima etapa é em Azerbaijão, entre os dias 13 e 15 de setembro.