Script = https://s1.trrsf.com/update-1741376709/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F2: Finalmente, a nova geração chega em 2024

Após muita especulação, a F2 apresentou seu novo carro para 2024 e as próximas temporadas. Se o objetivo era reaproximar da F1, conseguido

31 ago 2023 - 16h12
Compartilhar
Exibir comentários
Dallara F2 2024 fazendo sua estreia oficial em Monza
Dallara F2 2024 fazendo sua estreia oficial em Monza
Foto: F2 / Divulgação

Desde quando a F1 mudou o regulamento em 2022, se perguntava quando as categorias de base viriam com seus carros novos. Especialmente a F2, ultima antes da F1, que vinha com o seu pacote técnico desde 2018.

O Dallara F2 passou por uma série de desafios ao longo de seu serviço: teve que encarar uma mudança de pneus, atualizações aerodinâmicas e, especialmente, reforços por conta de acidentes. Neste último ponto, muita coisa foi revisada após o acidente de Anthoine Hubert. Não esquecendo a COVID-19, que fez a introdução de um novo chassi ser postergada.

Mas a mudança do regulamento técnico da F1 acabou tornando a vinda de um novo carro para a categoria mais do que necessária. Afinal de contas, o F2 acabou sendo um monoposto bem diferente, o que tornaria a adaptação dos pilotos mais difícil em caso de subir de nível. Por isso, em 2022, começaram os trabalhos na nova geração de carros.

Na apresentação feira nesta quinta (31/08) em Monza, deu para notar que muitas lições foram aprendidas com o trabalho que a Dallara fez no desenvolvimento do SF23, monoposto dedicado para a Super Formula Japonesa e tem o mesmo porte do F2, mas sem abandonar as lições do F2 2018.

Modificações do Dallara F2 2024 em relação ao seu antecessor
Modificações do Dallara F2 2024 em relação ao seu antecessor
Foto: F2 / Divulgação

Da geração anterior veio principalmente o aprendizado com segurança. F2 2024 incorpora várias melhorias, como reforço das estruturas laterais, melhor incorporação do Halo e a frente com cone absorvedor. Do SF23 vieram as lições do efeito solo e a inspiração para a asa traseira tão diferente do usual.

Liam Lawson no Dallara SF23: O carro da categoria japonesa serviu de base para o novo F2
Liam Lawson no Dallara SF23: O carro da categoria japonesa serviu de base para o novo F2
Foto: Super Formula / Twitter

A opção por uma lâmina maior vem do fato da aerodinâmica trazer inspiração na F1 e pela busca da redução da turbulência (carros mais próximos). Se perceber, o F2 2024 tem muito menos aletas do que seu antecessor e usa derivas laterais maiores na parte da frente. Tudo para reduzir a turbulência e permitir mais ultrapassagens. Não esquecendo que o DRS também será mantido aqui.

Além das modificações de segurança, o carro traz novos sistemas eletrônicos e ainda um cockpit que acomoda melhor uma maior variação de altura de pilotos.

Mesmo com todas as alterações, o carro ficou 6cm mais longo (5,22m x 5,26m) e manteve altura e largura de seu antecessor. O peso não foi divulgado. E mantém-se para 2024 o Mecachrome V6 turbo, de 620 HP., com o mesmo combustível 55% biosustentável da Aramco. É mais um teste para qual o modelo que a F1 usará em 2026. A partir de 2025, a ideia é usar 55% de combustível sintético.

Recorte do novo F2 com o motor Mecachrome a mostra
Recorte do novo F2 com o motor Mecachrome a mostra
Foto: F2 / Divulgação

Segundo a F2, testes foram feitos com vários pilotos, incluindo Felipe Drugovich, e o último shakedown foi feito em Varano (Itália) por Tatiana Calderón. O objetivo é entregar os primeiros carros às equipes até o final de dezembro deste ano e todos terem sua dupla inicial de chassis até meados de janeiro. Antes da pré-temporada, um teste será feito para que as equipes possam reconhecer os carros.

Agora, é observar como este carro se comportará. Em princípio, sua homologação vai até 2029 e o seu custo inicial é mais algo do que o atual. Mas a troca é extremamente bem-vinda. E se tudo correr bem, teremos brasileiros andando neles no próximo ano....

Parabólica
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade