FIA finalmente pune Max Verstappen por 'pilotagem suja' na F1
Corrida emocionante no GP do México com batida na largada, ultrapassagens, punições e vitória de Sainz.
Foi uma bela corrida no GP do México, no domingo, 27 de outubro: teve batida na largada, ultrapassagens, briga por posição, "sujeira" de pilotos, queima de largada, punição e muita festa da Ferrari.
Foi uma corrida onde pudemos ver muitas disputas por posições, desde o começo da corrida, e desta vez as regras finalmente foram aplicadas. Sainz deu uma aula de pilotagem, sendo o vencedor; e vimos também uma briga interna da Mercedes no final da corrida, onde Hamilton conseguiu novamente chegar à frente do Russel, mesmo largando atrás.
Max Verstappen mostrou que quando os carros se equiparam, na hora do tudo ou nada, está deixando de ganhar corridas e nem ao pódio chega.
Voltando a falar da corrida, a largada foi agitada, com Verstappen, mesmo estando do lado sujo da pista, largou muito bem e assumiu a ponta. Na parte de trás vimos Tsunoda batendo em Albon antes da curva 1, obrigando o Safety Car a entrar na pista. Sainz recuperou a liderança com uma linda ultrapassagem 2 voltas após a relargada e aí tivemos os lances capitais da corrida, quando em uma curva Verstappen forçou Norris pra fora e em seguida, forçou novamente, desta vez com o agravante de ultrapassá-lo por fora. Por essas duas manobras o holandês foi punido em 20 segundos.
Sobre as regras e penalidades aplicadas, Verstappen foi direto, afirmando que punições sempre geram debate. “No fim do dia, cada um fala o que pensa. Podem as regras ser melhores? Talvez sim, talvez não, é sempre a mesma coisa. Eu sempre pilotei da forma que acho que devo fazer. Na semana passada estava tudo bem, esta semana foram vinte segundos de penalidade. É o que é, a vida segue”.
Pelo jeito continuaremos a ver Verstappen pilotando como sempre fez, deixando para os comissários analisarem sua pilotagem e decidirem pela punição ou não.
Assista ao vídeo com comentário de Charley Gima.
(*) Charley Gima é jornalista, produtor musical e criador do canal Fórmula FuteRock.