Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

FIA usa dois pesos e duas medidas em relação a Verstappen

25 out 2024 - 06h50
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
F1 volta aos EUA com corrida controversa e punições questionáveis, resultando em vitória da Ferrari.
FIA usa dois pesos e duas medidas em relação a Verstappen:

Após três semanas sem corridas a Formula 1 voltou aos Estados Unidos em 20 de outubro, para uma corrida com um resultado controverso. Essa etapa mostrou mais uma vez que a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, tem dois pesos e duas medidas nas punições dadas aos pilotos, principalmente quando Max Verstappen da Red Bull é um dos pilotos envolvidos, afinal além da punição de Norris, Tsunoda, Russel e Gasly também foram punidos por forçarem o adversário para fora da pista, mas Verstappen não, sendo que ele claramente forçou Norris para fora da pista em duas situações de corrida.

A Ferrari fez a sua dobradinha, com Charles Leclerc em primeiro e Carlos Sainz em segundo. Em terceiro lugar vimos Lando Norris, da McLaren receber a bandeirada, mas tomou uma punição de 5 segundos e Max Verstappen, que chegou em quarto, herdou o P3 e o lugar no pódio, com Norris caindo para quarto.

A punição foi dada ao inglês porque Norris ultrapassou Verstappen por fora da pista, mas o piloto da McLaren foi forçado a sair da pista por Verstappen, que na defesa da posição também saiu da pista.

O piloto holandês já havia feito uma manobra parecida na largada, quando atacou Norris na curva um, mergulhando por dentro, forçando o inglês para fora, pela primeira vez na corrida. A FIA não deu nenhuma punição para esta manobra.

A única punição foi a de pista pois Leclerc aproveitou a forma anti desportiva de pilotagem de Verstappen pra ultrapassar os dois pilotos e assumir o P1.

Na segunda vez, quando Norris atacou Max, na volta 52, houve uma punição para Norris, mesmo ele sendo forçado para fora da pista na curva 12, e o próprio Verstappen também sair da pista. O documento da FIA ainda traz um texto que fala que a punição era para ser de 10 segundos, mas como Norris não tinha o que fazer, recebeu apenas 5 segundos, coincidentemente o tempo necessário para Verstappen recuperar no tapetão a posição que perdeu na pista.

Max Verstappen está na dele, foi a favor da penalização de Norris e, apesar de não vencer mais desde o GP da Espanha, está com o regulamento embaixo do braço e correndo contra Norris, sem se importar mais com as vitórias.

O resultado da corrida pode não ter alteração, mas vai ajudar pra manchar mais ainda a carreira de Max e com certeza vai dar pano pra manga pra diversas especulações até o GP do México, no dia 27 de outubro.

Assista ao vídeo com comentário de Charley Gima.

(*) Charley Gima é jornalista, produtor musical e criador do canal Fórmula FuteRock. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade