Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

FIA WEC: Divulgada lista de equipes para temporada 2025

FIA/ACO divulgou lista inicial de equipes para o FIA/WEC 2025. Sem grandes surpresas e um grid menor do que 2024. Mas com muita expectativa

23 nov 2024 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
Largada das 6 Horas de São Paulo deste ano. FIA WEC já tem as equipes para 2025
Largada das 6 Horas de São Paulo deste ano. FIA WEC já tem as equipes para 2025
Foto: Julien Delfosse / DPPI

De maneira até certo ponto inesperada, FIA/ACO divulgaram a lista oficial de carros e equipes inscritos para a Temporada 2025 do FIA WEC nesta sexta (22/11). Alguns times vinham fazendo seus anúncios antes mesmo desta divulgação. O caso mais claro foi a confirmação da entrada da Mercedes na LMGT3 com a Iron Lynx.

Algumas listas vinham circulando durante a semana e não foram diferentes do que o documento oficial. Além da confirmação da entrada da Aston Martin entre os Hypercars e da Mercedes, o que chamou a atenção foi a saída da Lamborghini nas duas categorias, o não retorno de Isotta Fraschini e Vanwall, além da manutenção de um único Porsche 963 pela Proton.

Embora siga sendo um grid de respeito, a expectativa do FIA/ACO era que 2025 tivesse 40 carros no grid (22 hypercars e 18 LMGT3). Porém, a decisão de que cada marca alinhasse pelo menos 2 carros acabou pensando e teremos 36, 1 a menos do que a média da temporada 2024. A principal aposta é que a organização estaria segurando a vaga que seria da Hyundai/Genesis na Hypercars para 2026.

Este número diminui também a pressão sobre os circuitos da temporada e abre espaço para que haja mais convidados para as 24 Horas de Le Mans, que, em princípio, deverão ter 62 inscritos, já contando com a participação dos LMP2.

Vamos falar um pouco sobre as categorias.

Hypercar

Lista das equipes na categoria Hypercar do FIA WEC 2025
Lista das equipes na categoria Hypercar do FIA WEC 2025
Foto: FIA WEC

Aqui, as mudanças principais foram a chegada da Aston Martin com os 2 Valkyrie da The Heart of Racing e a saída dos Lamborghini da Iron Lynx, além da confirmação da Jota Sport como equipe oficial de fábrica da Cadillac.

Havia a expectativa dos Porsche 963 da Jota Sport serem remanejados. Um deles era esperado com a Proton, porém o time alemão confirmou que alinhará com 1 único 963, tal qual este ano.

Fora isso, os outros times seguem dentro do que foi feito este ano. Toyota segue com 2 trios, bem como Porsche Penske, Alpine, Peugeot e BMW. Ferrari segue com seu time principal e a AF Corse. A ver como será em Le Mans, onde a Penske deverá alinhar mais um carro, trazido do IMSA, bem como a Cadillac. Não podemos ainda esquecer do Cadillac da Whelen Action Express.

LMGT3

Lista equipes e carros LMGT3 FIA WEC 2025
Lista equipes e carros LMGT3 FIA WEC 2025
Foto: FIA WEC

A categoria sofreu um pequeno cataclisma com o anúncio da Mercedes vindo com a Iron Lynx, que deixou a Lamborghini. Outra grande mudança veio da grande vencedora de 2024 na LMGT3, a Manthey Racing: sai o 91 e entra o 85 com as Iron Dames, que traz Celia Martin, egressa da Michelin Le Mans Cup, no lugar de Sarah Bovy, que foi reclassificada como piloto Prata. O 92 vem com Ryan Hardwick, Richard Lietz (o único remanescente) e Riccardo Pera.

Fora isso, a principal mudança foi a saída da D’Station, que resolveu focar no GT japonês, e a entrada da Racing Spirit of Le Mans. Mesmo assim, segue a Aston Martin como veículo. No mais, segue tudo como antes. A dúvida que fica agora é se Valentino Rossi segue na WRT para pilotar pela BMW. Um sinal não muito animador é que na lista inicial, o time belga assume os numerais 31 e 32...

BRASILEIROS NO WEC

Na lista inicial divulgada, o único confirmado é Augusto Farfus, mantido no 31 da WRT. Nicolas Costa, que fez um ano muito bom na United, tem boas chances de ser confirmado na McLaren 59, que terá o suíço Gregoire Saucy mais uma temporada.

Nicolas Costa em ação com o McLaren 59. Após um ótimo ano, tem chances de seguir
Nicolas Costa em ação com o McLaren 59. Após um ótimo ano, tem chances de seguir
Foto: DPPI

André Negrão, que ficou de fora da Alpine esta temporada, é um nome que figura como especulado no próprio time francês e na Aston Martin. Felipe Drugovich também foi cogitado no time britânico, mas a participação do jovem paranaense com o Cadillac da Whelen Action Express em Daytona deixa no ar que deve participar novamente nas 24 Horas de Le Mans.

Outro nome bem cotado foi o de Pipo Derani. Após deixar a Cadillac no final da temporada do IMSA, Derani foi cogitado na AF Corse e na BMW. Porém, o que se fala como destino provável é capitanear o desenvolvimento do projeto Genesis/Hyundai, que também terá jornada dupla no FIA WEC e IMSA. Assim, deve bater ponto somente em Le Mans.

Pipo Derani e Felipe Drugovich (Jack Aitken no meio) no desfile de Le Mans: ambos podem aparecer novamente na prova em 2025
Pipo Derani e Felipe Drugovich (Jack Aitken no meio) no desfile de Le Mans: ambos podem aparecer novamente na prova em 2025
Foto: Julien Delfossee / DPPI

Um nome importante nesta lista e que deve somente aparecer em Le Mans é o de Daniel Serra, piloto oficial da Ferrari, ficando com foco no IMSA e no Europeu de Endurance. Fora isso, outros nomes podem aparecer, mas pontualmente.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade