FIA WEC: Divulgado o Balanço de Performance para Le Mans
FIA/ACO divulgou o Balanço de Performance para os Hypercars nas 24 Horas de Le Mans e deixa o pelotão muito próximo
Vai chegando a hora de começar os trabalhos das 24 Horas de Le Mans e um dos pontos que estavam deixando boa parte do publico curioso, foi esclarecido: o Balanço de Performance (BoP) dos Hypercars.
Este ano, o FIA/ACO mudou a estratégia, definindo um modelo para cada prova. Ano passado, a forma com que os organizadores trabalharam foi bem questionado pelas equipes, mas de forma interna. A seu favor, o FIA/ACO refinou o trabalho de coleta de dados e aceitou parte das sugestões feitas pelos times.
Por regulamento, os hypercars tem um peso mínimo de 1030kg e geram um máximo de 520 kw (aproximadamente de 700cv), contando com o sistema de recuperação de energia. E para aproximar o desempenho entre eles, são determinados parâmetros que cada carro tem que obedecer. No caso dos Hypercar do FIA WEC, os carros têm que obedecer a limites de potência, peso e energia (combustível + energia recuperada)
Para as 24 Horas de Le Mans, os parâmetros foram divulgados na última sexta (31/05) e começaram a dar algumas pistas do que poderemos ver na pista.... Veja o quadro a seguir e a comparação com a última prova (Spa):
Só saberemos efetivamente o quanto esta equalização funcionará quando os carros começarem a ir para a pista no dia 9. Mas o que pode se verificar é que a organização optou por aproximar as performances e a dobradinha velocidade/estratégia vai definir a jogada. Analisando os principais, podemos ver:
- Ferrari mais potente e mais leve. Mas com menos capacidade de energia (menos combustível);
- Toyota mais leve (o que era uma reclamação japonesa desde o início do ano), ligeiramente mais fraca, mas com a 2ª maior capacidade de combustível);
- Porsche com mais peso e mais potência. Mantida a capacidade de energia; e
- Uma que em tese recebeu uma facilidade foi a Peugeot: maior redução de peso (lembrando que no Catar eles andaram com o peso mínimo e fizeram uma ótima prova).
Um ponto que o FIA/ACO estava em discussão desde o início da temporada, testou na Catar e decidiu introduzir em Le Mans é a variação de potência a partir de 250 km/h (pode ser revisto). Esta foi uma ideia vinda dos times e que coloca mais detalhe no uso da potência. Dependendo da situação, o carro pode ter mais ou menos potência em um determinado nível de velocidade.
Lembrando que estes dados podem ser revistos ainda antes dos treinos de definição do grid. Mas a primeira impressão é bem interessante...