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FIA WEC: Divulgado o Balanço de Performance para Le Mans

FIA/ACO divulgou o Balanço de Performance para os Hypercars nas 24 Horas de Le Mans e deixa o pelotão muito próximo

4 jun 2024 - 12h30
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Largada da edição das 24 Horas de Le Mans de 2023
Largada da edição das 24 Horas de Le Mans de 2023
Foto: FIA WEC

Vai chegando a hora de começar os trabalhos das 24 Horas de Le Mans e um dos pontos que estavam deixando boa parte do publico curioso, foi esclarecido: o Balanço de Performance (BoP) dos Hypercars.

Este ano, o FIA/ACO mudou a estratégia, definindo um modelo para cada prova. Ano passado, a forma com que os organizadores trabalharam foi bem questionado pelas equipes, mas de forma interna. A seu favor, o FIA/ACO refinou o trabalho de coleta de dados e aceitou parte das sugestões feitas pelos times.

Por regulamento, os hypercars tem um peso mínimo de 1030kg e geram um máximo de 520 kw (aproximadamente de 700cv), contando com o sistema de recuperação de energia. E para aproximar o desempenho entre eles, são determinados parâmetros que cada carro tem que obedecer. No caso dos Hypercar do FIA WEC, os carros têm que obedecer a limites de potência, peso e energia (combustível + energia recuperada)

Para as 24 Horas de Le Mans, os parâmetros foram divulgados na última sexta (31/05) e começaram a dar algumas pistas do que poderemos ver na pista.... Veja o quadro a seguir e a comparação com a última prova (Spa):

(fonte: FIA WEC)
(fonte: FIA WEC)
Foto:

Só saberemos efetivamente o quanto esta equalização funcionará quando os carros começarem a ir para a pista no dia 9. Mas o que pode se verificar é que a organização optou por aproximar as performances e a dobradinha velocidade/estratégia vai definir a jogada. Analisando os principais, podemos ver:

- Ferrari mais potente e mais leve. Mas com menos capacidade de energia (menos combustível);

- Toyota mais leve (o que era uma reclamação japonesa desde o início do ano), ligeiramente mais fraca, mas com a 2ª maior capacidade de combustível);

- Porsche com mais peso e mais potência. Mantida a capacidade de energia; e

- Uma que em tese recebeu uma facilidade foi a Peugeot: maior redução de peso (lembrando que no Catar eles andaram com o peso mínimo e fizeram uma ótima prova).

Um ponto que o FIA/ACO estava em discussão desde o início da temporada, testou na Catar e decidiu introduzir em Le Mans é a variação de potência a partir de 250 km/h (pode ser revisto). Esta foi uma ideia vinda dos times e que coloca mais detalhe no uso da potência. Dependendo da situação, o carro pode ter mais ou menos potência em um determinado nível de velocidade.

Quadro de Balanço de Performance com a divisão de potência por velocidade
Quadro de Balanço de Performance com a divisão de potência por velocidade
Foto: FIA WEC

Lembrando que estes dados podem ser revistos ainda antes dos treinos de definição do grid. Mas a primeira impressão é bem interessante...

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