FIA WEC: Porsche sai na frente nos treinos de Le Mans
No primeiro dia de testes, Porsche fica com 3 carros entre os 4 primeiros nos Hypercar. Corvette lidera nos LMGT3. Brasileiros começam bem
Após os procedimentos de verificação técnica, podemos dizer que as 24 Horas de Le Mans começaram. Neste domingo (09), aconteceu o primeiro dia de testes de pista. Todos os 62 carros das 3 categorias (Hypercar, LMP2 e LMGT3) foram encarar os mais de 13km do traçado francês para iniciar os trabalhos de preparação para a 92ª edição da mais famosa prova de Endurance do Mundo.
Aproveitando o bom tempo, os times aproveitaram ao máximo. Facilitado pelo fato de poucas interrupções, as duas sessões foram bem proveitosas. Este dia também tem importância porque os "calouros" e os retornados (não tenham participado da prova desde 2019) à prova tem que obrigatoriamente fazer um mínimo de 10 voltas na pista (5 delas cronometradas) para terem o OK formal para participar da prova. Os pilotos reservas também podem tomar parte neste dia de trabalho.
Nos Hypercars, a Porsche confirmou a boa fase e colocou 3 carros entre os 4 primeiros na Hypercars. Todos da equipe de fábrica, a Penske. O #6, líder do campeonato, com Kevin Estre ao volante fez o melhor tempo do dia, sendo seguido pelo #4(carro vindo do IMSA). Em terceiro, um velho conhecido: o Toyota #8. Em quarto, o terceiro Penske, o #5.
A primeira Ferrari veio em quinto, com o #50. O campeão de 2023, o #51, ficou em 12º lugar. O BMW #20, que tem a pintura especial Art Car, veio em sexto, seguido pela Lamborghini #63. Entre os franceses, o melhor carro foi o Peugeot #94, em 13º lugar.
Entre os LMP2, a liderança ficou com o #22 da United Autosports. A seguir, 2 carros da ELMS: o #25 da Algarve Pro e o #30 da Duqueine. O vencedores da categoria ano passado, a InterEuropol, ficaram em nono lugar na categoria.
Já na LMGT3, a diferença foi bem pequena entre os carros e o Corvette #82 da TF Sport fez o melhor tempo, com o Aston Martin #27 logo atrás. Em terceiro ficou o BMW #31 onde terá Augusto Farfus como um dos tripulantes.
Os brasileiros
Na Hypercar, quem teve o melhor resultado foi o Porsche Penske #4. O carro que contará com Felipe Nasr fez o segundo melhor tempo total. Já o Cadillac 311 condizido por Pipo Derani e Felipe Drugovich ficou no 14º lugar geral.
Entre os LMGT3, quem teve o melhor resultado foi o BMW #31 de Augusto Farfus, que obteve o terceiro posto na categoria. O McLaren #59 de Nicolas Costa ficou na sexta colocação e a Ferrari #86 de Daniel Serra em décimo-primeiro.
Agora, os carros voltam à pista na quarta-feira, dia 12, para os Treinos Livres e o início da definição do grid de largada para a corrida de 24 horas.