Fórmula 1: temporal adia corrida classificatória do GP de São Paulo; veja o novo horário
Havia expectativa de que a prova pudesse acontecer ainda no sábado, 2, mas a FIA optou por adiar o evento dadas as condições climáticas
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou, no início da noite deste sábado, 2, a mudança na programação do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Após o forte temporal que atingiu a capital paulista, a federação remarcou a corrida classificatória para a manhã de domingo, 3, às 7h30.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em comunicado enviado à imprensa, a FIA informou, também, que a corrida principal acontecerá mais cedo. Antes previsto para 14h, o evento agora começa às 12h30, segundo a entendida.
A federação destacou que não foi possível realizar a corrida classificatória dadas às condições de baixa visibilidade, acúmulo de água na pista e pouca iluminação. "Segurança é a consideração primordial nestas condições, e enquanto todo o tempo possível foi dado para que as condições climáticas melhorassem, isso não aconteceu".
Ainda de acordo com a FIA, a mudança no horário da programação do GP de São Paulo aumentará as chances de que as corridas possam acontecer no domingo.
Vitória de Norris no sprint em SP
Mais cedo neste domingo, 2, enquanto havia sol no céu de São Paulo, os pilotos esquentaram os motores para a sprint race, a corrida curta que teve início com a classificatória na última sexta-feira, 1º. Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren, e Charles Leclerc, da Ferrari, fecharam o pódio.
Líder do campeonato mundial, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, foi punido após a prova por ter desrespeito o safety car virtual, teve cinco segundo acrescidos ao seu tempo e caiu de terceiro para quarto na corrida.
Com o resultado, Norris somou oito pontos na classificação, enquanto Verstappen apenas cinco, encurtando a distância entre ambos em três pontos.
A corrida sprint da capital paulista também impacta na disputa pelo mundial de construtores. A McLaren levou vantagem novamente, seguida da Ferrari. A Red Bull conseguiu pontuar com os dois pilotos, mas não foi o suficiente para recuperar terreno.