Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fórmula E confirma calendário de 2022 e nova classificação em formato mata-mata

Quartas, semi, final: não é exagero algum chamar de mata-mata a nova proposta de classificação da Fórmula E. O formato será implementado pela categoria na próxima temporada, de acordo com comunicado oficial da FIA

15 out 2021 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários
Largada do eP de Berlim
Largada do eP de Berlim
Foto: FIA Fórmula E / Grande Prêmio

A Fórmula E arranjou um possível novo formato de treino classificatório para a temporada 2021/22. A categoria anunciou nesta sexta-feira (15) que vai mudar a forma de definição de grid, agora em formato mata-mata, a partir do próximo ano. A novidade foi confirmada pela categoria e pela FIA [Federação Internacional de Automobilismo] em comunicado oficial. Além disso, o calendário oficial foi anunciado com uma importante mudança envolvendo a prova na África do Sul.

Chamar o formato de mata-mata não é exagero algum, como podia ser com o formato testado pela Fórmula 1 no começo de 2016. O que a FE planeja inclui quartas, semi e final para decidir o pole-position, como forma de substituir o estilo atual, com grupos e depois uma definição com os seis mais velozes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Fórmula E testa novo formato de olho em 2022 (Foto: Venturi)

A ideia da Fórmula E é dividir o grid em dois grupos de 11 pilotos, com 10 minutos em cada, dos quais os quatro mais rápidos de cada avançam às quartas de final, totalizando oito. De acordo com a FIA, não há limite de voltas para estabelecer o melhor tempo neste fase.

Na quartas de final, os oitos pilotos vão à pista ao mesmo tempo, com os quatro primeiros indo às semifinais. Os dois melhores vão à final, valendo a pole-position. Com isso, os oito pilotos do grid, formam-se dessa maneira. A sequência do pelotão, porém, fica mais confusa. Os pilotos que estavam no grupo do piloto vencedor, largam nas posições ímpares — a partir do nono lugar. Os que estavam no grupo do segundo colocado, largam nas posições pares, até formarem os 22 competidores.

O próprio formato de classificação anterior já era repleto de fórmulas complicadas. Os 24 pilotos eram separados em quatro grupos, dos quais os seis mais rápidos garantiam vaga na super-pole. A ideia não vingou, já que tendia a penalizar os líderes do campeonato com classificações ruins e largadas do fim do grid.

NOVO CALENDÁRIO

A Fórmula E ainda não informou se vai ou não realizar testes na pré-temporada para experimentar o novo formato de classificação, como tinha sido divulgado anteriormente, mas divulgou oficialmente o novo calendário para 2022 com apenas duas importantes modificações em relação ao que tinha sido informado anteriormente.

Jacarta, na Indonésia, vai receber a categoria no dia 4 de junho após uma certa indefinição sobre o local. Com isso, junta-se a Vancouver e Seul como novidades do calendário. Já a Cidade do Cabo, na África do Sul, saiu do cronograma e deixou um espaço aberto na quarta etapa, a ser realizada em fevereiro.

Fórmula E, Calendário 2022:

28/1 Arábia Saudita eP de Diriyah
29/1 Arábia Saudita eP de Diriyah
12/2 México eP da Cidade do México
5/3 A confirmar A confirmar
19/3 China A confirmar
9/4 Itália eP de Roma
30/4 Mônaco eP de Monte Carlo
14/5 Alemanha eP de Berlim
4/6 Indonésia eP de Jacarta
2/7 Canadá eP de Vancouver
16/7 Estados Unidos eP de Nova York
17/7 Estados Unidos eP de Nova York
30/7 Reino Unido eP de Londres
31/7 Reino Unido eP de Londres
13/8 Coreia do Sul eP de Seul
14/8 Coreia do Sul eP de Seul
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade