Fórmula E confirma calendário de 2022 e nova classificação em formato mata-mata
Quartas, semi, final: não é exagero algum chamar de mata-mata a nova proposta de classificação da Fórmula E. O formato será implementado pela categoria na próxima temporada, de acordo com comunicado oficial da FIA
A Fórmula E arranjou um possível novo formato de treino classificatório para a temporada 2021/22. A categoria anunciou nesta sexta-feira (15) que vai mudar a forma de definição de grid, agora em formato mata-mata, a partir do próximo ano. A novidade foi confirmada pela categoria e pela FIA [Federação Internacional de Automobilismo] em comunicado oficial. Além disso, o calendário oficial foi anunciado com uma importante mudança envolvendo a prova na África do Sul.
Chamar o formato de mata-mata não é exagero algum, como podia ser com o formato testado pela Fórmula 1 no começo de 2016. O que a FE planeja inclui quartas, semi e final para decidir o pole-position, como forma de substituir o estilo atual, com grupos e depois uma definição com os seis mais velozes.
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A Fórmula E testa novo formato de olho em 2022 (Foto: Venturi)
A ideia da Fórmula E é dividir o grid em dois grupos de 11 pilotos, com 10 minutos em cada, dos quais os quatro mais rápidos de cada avançam às quartas de final, totalizando oito. De acordo com a FIA, não há limite de voltas para estabelecer o melhor tempo neste fase.
Na quartas de final, os oitos pilotos vão à pista ao mesmo tempo, com os quatro primeiros indo às semifinais. Os dois melhores vão à final, valendo a pole-position. Com isso, os oito pilotos do grid, formam-se dessa maneira. A sequência do pelotão, porém, fica mais confusa. Os pilotos que estavam no grupo do piloto vencedor, largam nas posições ímpares — a partir do nono lugar. Os que estavam no grupo do segundo colocado, largam nas posições pares, até formarem os 22 competidores.
O próprio formato de classificação anterior já era repleto de fórmulas complicadas. Os 24 pilotos eram separados em quatro grupos, dos quais os seis mais rápidos garantiam vaga na super-pole. A ideia não vingou, já que tendia a penalizar os líderes do campeonato com classificações ruins e largadas do fim do grid.
NOVO CALENDÁRIO
A Fórmula E ainda não informou se vai ou não realizar testes na pré-temporada para experimentar o novo formato de classificação, como tinha sido divulgado anteriormente, mas divulgou oficialmente o novo calendário para 2022 com apenas duas importantes modificações em relação ao que tinha sido informado anteriormente.
Jacarta, na Indonésia, vai receber a categoria no dia 4 de junho após uma certa indefinição sobre o local. Com isso, junta-se a Vancouver e Seul como novidades do calendário. Já a Cidade do Cabo, na África do Sul, saiu do cronograma e deixou um espaço aberto na quarta etapa, a ser realizada em fevereiro.
Fórmula E, Calendário 2022:
28/1 | Arábia Saudita | eP de Diriyah |
29/1 | Arábia Saudita | eP de Diriyah |
12/2 | México | eP da Cidade do México |
5/3 | A confirmar | A confirmar |
19/3 | China | A confirmar |
9/4 | Itália | eP de Roma |
30/4 | Mônaco | eP de Monte Carlo |
14/5 | Alemanha | eP de Berlim |
4/6 | Indonésia | eP de Jacarta |
2/7 | Canadá | eP de Vancouver |
16/7 | Estados Unidos | eP de Nova York |
17/7 | Estados Unidos | eP de Nova York |
30/7 | Reino Unido | eP de Londres |
31/7 | Reino Unido | eP de Londres |
13/8 | Coreia do Sul | eP de Seul |
14/8 | Coreia do Sul | eP de Seul |