Fórmula E: Corrida desastrosa em Mônaco e perda de liderança acende sinal de alerta na Porsche
Equipe alemã conseguiu apenas um ponto neste fim de semana e viu escapar a liderança do Mundial de Pilotos e de equipes
Depois de ter ficado sete das oito provas realizadas na temporada 2023 da Fórmula E na liderança do mundial de pilotos e de equipes, a TAG Heuer Porsche viu toda sua vantagem ruir de vez no último fim de semana, com a vitória de Nick Cassidy (Envision Racing) no E-Prix de Mônaco.
Enquanto o piloto neozelandês conquistou sua segunda vitória consecutiva e o quinto pódio nas últimas seis corridas do campeonato, a Porsche não esteve no pódio nas últimas quatro provas, e em Mônaco teve seu pior desempenho até então, conquistando apenas um ponto, com o 10º lugar de Pascal Wehrlein.
Aliás, para o piloto alemão foi ainda pior. Líder do campeonato desde a segunda prova da temporada realizada em Diriyah, Wehrlein abriu uma boa vantagem em relação aos seus adversários, e tudo levava a crer que a Porsche era o carro a ser superado, devido as duas vitórias de Wehrlein e a vitória de Antonio Félix da Costa na Cidade do Cabo.
Mas, desde o E-Prix de São Paulo, tudo mudou. A Envision Racing com Nick Cassidy e a Jaguar TCS Racing com Mitch Evans passaram a dominar o campeonato. Ambos os pilotos neozelandeses venceram duas seguidas nas últimas quatro corridas, e agora, ocupam o posto de "pilotos do momento".
O desempenho pífio da Porsche em Mônaco acendeu o alerta no time que era considerável imbátivel. Nos treinos classificatórios, novamente a dupla de pilotos do time alemão não foram bem, o que aconteceu em quase todas as provas da temporada.
na corrida, Da Costa teve até uma atuação impressionante nas primeiras doze voltas do E-Prix de Mônaco, saltando do 19º lugar para o 10º. Mas, o português levou a pior em uma disputa por posição e acabou caindo para as últimas posições.
Wehrlein por sua vez largou em 12º, chegou a ocupar a oitava posição em um detemrinado momento, mas só conseguiu o 10º lugar porquê Sam Bird acabou sendo punido ao final da prova e com isso, deixou o top-10.
"Não fiquei muito feliz com o equilíbrio na corrida", comentou Wehrlein após a prova em Mônaco, apontando alguns fatores que comprometeram a sua corrida, e por consequencia, lhe tirou a liderança do mundial.
"Fizemos um pouco de progresso no começo, mas depois pegando os modos de ataque, perdemos muitas posições novamente. Foi uma corrida difícil para ser honesto, ou um dia difícil. Sessão de treinos comprometida, qualificação sem ritmo e na corrida fizemos menos progresso do que o habitual."
Ainda restam sete provas para o término da nona temporada da Fórmula E, e a próxima etapa será uma rodada dupla em Jacarta, na Indonésia, nos dias 03 e 04 de junho. Na etapa realizada ano passado, a Porsche teve um desempenho mediano, com um oitavo lugar para Wehrlein. Seu companheiro, Antonio Félix da Costa, na época piloto da DS Techeetah, ficou em quarto lugar.
Obviamente os resultados do ano passado não contam, já que os pilotos ainda corriam com Gen2, e agora, estão com o Gen3. Ainda assim, a esperança da TAG heuer Porsche pé conseguir retomar a liderança perdida para Cassidy e também para a Envision, na Indonésia.
"As últimas rodadas não foram boas, definitivamente outros fizeram um trabalho muito bom e precisamos dar um passo à frente, isso é claro. Fomos muito fortes no começo, mas nas últimas corridas não conseguimos os resultados que queríamos", reconheceu Wehrlein.
"Estamos trabalhando duro. Estamos aqui para vencer e perder juntos, mas com certeza nas próximas corridas precisamos encontrar nosso ritmo de volta, caso contrário, será difícil voltar a liderança", completou.