Fórmula E: Di Grassi e Sette Câmara chegam a Roma em busca do top-10
Os pilotos brasileiros tentam pontuar para subirem algumas posições na tabela de classificação do mundial de carros elétricos
Neste fim de semana a Fórmula E terá rodada dupla pelas ruas de Roma, a Cidade Eterna. Pista predileta da maioria dos pilotos do mundial de carros elétricos, o Circuito Cittadino dell'EUR pode ser a grande chance dos brasileiros Lucas di Grassi (Mahindra Racing) e Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) pontuarem novamente na competição.
Lucas di Grassi encerrou em Portland o seu maior jejum sem pontuar na história da Fórmula E, ao terminar o movimentado eprix norte-americano na sétima posição e ganhar seis pontos, realizando diversas ultrapassagens e demonstrando uma evolução do carro da equipe indiana.
“Conseguimos seis pontos em Portland, um P7 que não foi dado a nós e sim, conquistado, com diversas ultrapassagens. Tínhamos bastante energia e demos um importante passo no desenvolvimento do carro, então é bom chegar a Roma após este momento, levando em conta as dificuldades que tivemos durante toda a temporada.”
O campeão da terceira temporada da Fórmula E esteve no pódio em Roma no eprix inaugural da Cidade Eterna na categoria, na quarta temporada. Depois disso, não conseguiu mais terminar no top-3 nas corridas realizadas pela capital italiana. No momento, Di Grassi ocupa a 14ª posição com 24 pontos ganhos e acredita que a equipe voltará a ter dificuldades neste fim de semana, por conta das características do Circuito Cittadino dell'EUR.
“Não acredito que essa pista nos favoreça. É um circuito totalmente oposto ao que encaramos em Portland. Roma é um circuito de rua, com curvas de alta e com muitas chicanes e ondulações. Vai ser complicado guiar o GEN3, principalmente com o calor que está fazendo aqui. Tudo isso terá uma enorme influencia no setup do carro para este fim de semana.”
Sérgio Sette Câmara por sua vez, novamente não teve um fim de semana animador e quem sabe em Roma, consiga voltar a pontuar na categoria. A expectativa do piloto mineiro é que o carro da NIO 333 racing possa ter uma boa performance nas ruas da Cidade Eterna.
“A tendência é nosso carro ter uma performance melhor aqui em Roma do que em Portland por exemplo. O nosso carro é muito bom em frenagem, e o circuito tem curvas apertadas e o nosso carro vira muito rápido. Então a tendência é ir melhor aqui, mas só vamos ter realmente uma noção quando começarem os treinos.”
Até o monento, Sérgio Sette Câmara pontuou apenas em Hyderabad, na Índia, e no momento ocupa a 19ª posição com 10 pontos. O brasileiro espera que consiga voltar a terminar dentro do top-10 em uma das quatro provas restantes da temporada.
“Com certeza o nosso objetivo é pontuar. Até agora consegui pontuar apenas uma vez, na corrida de Hyderabad. Tudo bem que foram muitos pontos de uma só vez, já que terminei em quinto na ocasião e ganhei dez pontos, o que já é muito mais do que consegui na temporada passada, mas foi só uma vez, e não quero que meu ano seja marcado apenas por uma corrida boa. Quero pontuar nessa reta final de campeonato.”
A rodada dupla da Fórmula E em Roma acontecerá neste sábado (15) e domingo (16) com as rodadas 13 e 14 da 9ª temporada no Circuito Cittadino dell'EUR. Essa será a penúltima etapa do campeonato, já que a as duas etapas restantes também serão uma rodada dupla, em Londres, no Reino Unido, finalizando com 16 eprix ao todo.