Fórmula E: Evans lidera primeiro dia com incêndio em Valência
Mitch Evans (Jaguar) lidera primeiro dia da pré-temporada da Fórmula E. Princípio de incêndio reduz trabalho e há chance de cancelamento
Se tem uma coisa que a Fórmula E não pode reclamar é de falta de movimentação. O primeiro dia de trabalho efetivo de pista na pré-temporada da categoria em Valência teve de tudo um pouco, inclusive carro na pista. Além das novidades, a volta da recarga rápida e um princípio de incêndio nos boxes marcaram o dia.
Oficialmente, os testes começaram na segunda (23), mas o foco foram os trabalhos de preparação e filmagem. Nesta terça, 22 carros entraram no Circuito Ricardo Torno para iniciar os trabalhos conjuntos visando a Temporada 10 da Fórmula-E. Destes, 5 pilotos eram nocatos: pela DS Penske, Taylor Barnard e Robert Shwartzman; Nissan, Victor Martins e Luca Ghiotto; Andretti, Zane Maloney.
Embora a Fórmula E tenha uma série de restrições, os times tem a oportunidade de entrosar seus novos pilotos, bem como testar acertos de suspensão traseira, sistemas de gestão e recuperação de energia e os trens de força. A maior prova do espaço de melhoria é que, já neste primeiro dia, a melhor volta marcada por Mitch Evans foi quase 7 décimos mais rápida do que no início do ano (Evans marcou 1:24,474, enquanto Max Gunther marcou 1:25,127 com a Maserati).
Falando em Mitch Evans, os trabalhos iniciais foram dominados pelos trens de força que dominaram a Tempoarada 9: Jaguar e Porsche. Simplesmente 5 carros com estes dois engenhos ficaram entre os 10 primeiros. Quem mostrou um bom desempenho foi a Mahindra, com Edoardo Mortara marcando o 4º tempo na equipe oficial e Nico Muller com o 8º tempo na ABT.
Entre os brasileiros, Sergio Sette Camara foi o 9º lugar com a ERT (a nova identidade da NIO 333) e Lucas di Grassi atingiu o 12º posto com a ABT.
Resultado 1º dia - Valência
Incendio interrompe os trabalhos
⚠️ Formula E fire
The first day of 2024 #FormulaE pre-season testing at Valencia has been halted following a fire, which is understood to have been caused by a Gen3 car battery igniting.
Here's @sniffermedia with the latest ➡️ https://t.co/yVh17orD9rhttps://t.co/yVh17orD9r
— The Race (@wearetherace) October 24, 2023
Tudo ia muito bem em Valência até que foi reportado um princípio de incêndio nos boxes. Logo veio à mente o acontecido no paddock da MotoE, quando um incedio queimou as motos. Após uma ligera confusão, que levou a uma evacuação dos boxes, se esclareceu que a bateria retirada do DS Penske de Robert Shwartzman acabou gerando um incidente no box da WAE (fornecedora das baterias da categoria), que foi devidamente controlado.
Por uma questão de segurança, a organização, em conjunto com os times, decidiu cancelar a continuação dos trabalhos para iniciar investigação sobre o que aconteceu. Cabe lembrar que, em cerca de 10 anos, foi a primeira vez que algo desta natureza aconteceu na categoria.
Em todo caso, alguns membros da imprensa presentes não descartam que a sessão de testes seja cancelada para tentar ajudar a entender o que realmente aconteceu. Aguardemos.