Andretti faz mudanças e terá duas novas combinações de piloto-engenheiro em 2023
A Andretti trouxe Kyle Kirkwood para o lugar de Alexander Rossi e mudou o engenheiro de Devlin DeFrancesco para a temporada de 2023 da Indy. Novas duplas estão utilizando simulador e viedogame para se acostumarem a trabalhar juntos
A Andretti teve uma mudança importante no seu quadro de pilotos na Indy, com Alexander Rossi deixando o time rumo à McLaren e sendo substituído pelo jovem Kyle Kirkwood. A equipe também mudou o engenheiro de Devlin DeFrancesco e, com isso, metade dos carros terá uma combinação nova de piloto-engenheiro.
Colton Herta seguirá trabalhando Nathan O'Rourke, enquanto Romain Grosjean e Olivier Boisson mantêm a parceria iniciada em 2022. Kirkwood fará dupla com Jeremy Milles, antigo engenheiro de Rossi e de Josef Newgarden na Carpenter, enquanto DeFrancesco passará a trabalhar com Ron Barhorst, que deixa o programa da Andretti na Indy Lights e troca de função com Andy Listes.
"Você não vai ficar surpreso ao saber que estamos mantendo Nathan com Colton", disse o diretor de operações da Andretti, Rob Edwards, à revista americana RACER. "Então, Jeremy Milles vai trabalhar com Kyle, Olivier vai trabalhar com Romain novamente, e no carro 29, Andy Listes e Ron Barhorst vão trocar de papéis", relatou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"Ele vai subir com o Devlin como engenheiro de corrida e Andy vai fazer o caminho contrário para o outro lado como um dos engenheiros da Indy Lights no ano que vem. Andy estava apenas querendo se afastar da Indy por um tempo. A sorte de ter vários programas diferentes na equipe é que você pode mover algumas peças, e Andy e Ron são bons amigos e ficaram felizes um pelo outro por terem suas respectivas oportunidades", afirmou Edwards.
Sem muito tempo de testes na pista liberados pela Indy, as novas duplas já arranjaram maneiras de irem se acostumando a trabalhar juntos. O simulador e o videogame iRacing têm sido plataformas utilizadas por Kirkwood e DeFrancesco para já se chegarem entrosados com seus engenheiros na abertura da temporada da categoria em St. Pete no dia 5 de março.
"Para alguns dinossauros como você e eu, costumávamos fazer tudo isso apenas na pista de corrida. Agora tudo é feito com iRacing, simulador ou qualquer outra coisa. Tudo ainda acontece, mas em um mundo diferente e de uma maneira diferente, certo? O iRacing e algumas dessas ferramentas são uma ótima maneira de formar esses relacionamentos e entender como se comunicar um com o outro", contou Rob.
"Jeremy e Kyle começaram literalmente na semana após Laguna Seca com algum trabalho de simulador juntos, e a mesma coisa com Ron e Devlin. Eles passaram alguns dias no simulador, mas conversam constantemente usando ferramentas virtuais. Esta nova geração está acostumada a trabalhar em conjunto no mundo virtual, e não apenas no mundo real", concluiu o diretor de operações da Andretti.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.